Imprensa
TCU participa de audiência de conciliação sobre acordos de leniência relacionados à Operação Lava-Jato
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, participou
A ação debatida no encontro foi proposta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Solidariedade, e trata da suspensão de multas estabelecidas nos acordos de leniência celebrados entre o Estado e empresas no contexto da Operação Lava-Jato.
A reunião marca a atuação do TCU nos debates sobre acordos de leniência, definida por instrução normativa publicada na semana passada. A atuação do Tribunal, segundo as novas regras, passa a ocorrer a partir do recebimento de informações oriundas da CGU/AGU no início e no fim da fase de negociação, bem como após a assinatura do acordo de leniência. “Este encontro representa um marco para a análise dos acordos de leniência, com a construção de um ambiente colaborativo e de governança
As normas e procedimentos da instrução normativa atendem ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado pelo TCU, Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Justiça e Segurança Pública em agosto de 2020, sob coordenação do STF. O acordo atende aos princípios da Lei Anticorrupção), instituída em 2013, entre eles a articulação interinstitucional, segurança jurídica e o incentivo à transparência e interação com a sociedade.
Pela Procuradoria-Geral da República (PGR), participaram o procurador-geral, Paulo Gonet, e o ministro Vinicius Carvalho. Também estiveram presentes o adjunto do advogado-geral da União, Flavio Roman, e representantes das empresas que firmaram acordos de leniência com o poder público.
_____________________________________________
SERVIÇO
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br