Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU promove três encontros para avaliar novas normas de controle da Lindb

As alterações na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Lindb) foram inseridas pela Lei 13.655, de 2018, que resultou da sanção, com vetos, ao PL 7.448, de 2017, de autoria do senador Antonio Anastasia (MG)
Por Secom TCU
03/05/2018

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai promover, nas próximas semanas, três encontros com o objetivo de discutir alguns dispositivos inseridos na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Lindb) pela Lei 13.655, de 2018. O comunicado foi feito pelo presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, durante sessão plenária realizada na última quarta-feira (2). O objetivo é reunir representantes de órgãos e entidades, além de juristas, para debater os problemas da nova normatização, de ordem prática e jurídica, e as possíveis soluções para os impasses.

Está programada a realização de uma oficina interna, com a participação de representantes das secretarias do Tribunal, dos gabinetes dos ministros e dos membros do Ministério Público junto ao TCU. Além disso, será feita outra oficina com participação do público externo, para a qual serão convidados órgãos e entidades como Ministério Público Federal, Conselho da Justiça Federal, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Ministério da Fazenda, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, e Advocacia-Geral da União.

Por fim, o TCU deve realizar um simpósio sobre a Lindb para o qual também serão convidados o autor do Projeto de Lei (PL) 7.488/2017, senador Antonio Anastasia (MG), e representantes da comunidade jurídica.

“As oficinas, tanto a interna quanto a externa, têm por finalidade permitir uma discussão mais informal e dinâmica acerca dos pontos críticos da Lei e sobre as possíveis alternativas para a sua solução. O simpósio, a seu turno, visa possibilitar a exposição, pelas autoridades que se fizerem presentes, assim como pelos representantes por elas indicados, das diversas posições que até a data do citado evento já tenham se consolidado sobre a citada Lei”, informou o ministro-presidente.

Vetos ao PL 7.488/2017

Os encontros ocorrem logo após o presidente da República, Michel Temer, sancionar, com veto parcial, o PL 7.488/2017. A sanção ao projeto pelo chefe do Poder Executivo ocorreu na última semana (26). Com a aquiescência de Temer, a proposição se tornou a Lei 13.655, de 2018, e, conforme consta de sua ementa, busca incluir na Lindb “disposições sobre segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do direito público”. 

Logo após sua aprovação na Câmara dos Deputados, a então proposta provocou uma imensa polêmica sobre a matéria, com manifestações a favor e contra. Segundo autoridades da Corte de Contas, o PL pretendia tornar lei dispositivos de cunho fortemente desfavorável ao controle da administração pública, à eficiência administrativa e ao erário e, ainda, de constitucionalidade duvidosa.

O ministro-presidente do TCU – que já havia externado, publicamente, sua apreensão sobre o texto do PL – expôs, no dia 16 de abril, durante reunião como o presidente da República, os riscos envolvidos na conversão em norma jurídica dessa proposição legislativa. E, assim, sugeriu o veto total ou parcial ao PL, especialmente aos artigos 25 – que versa sobre ação declaratória de validade de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa –, 23 – sobre dever de transição – e 28 – acerca de dolo ou erro grosseiro.

Entre as manifestações que defenderam o veto total ou parcial ao PL 7.488/2017, está a “Análise Preliminar” realizada pela Consultoria Jurídica do TCU e enviada ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Em 20 de abril, o Tribunal também produziu uma nova manifestação com um parecer que apresenta diversas considerações sobre o PL. Outros representantes do controle também se pronunciaram a favor do veto, foi o caso do Ministério Público Federal.

“Enviei o referido parecer, ainda naquele mesmo dia, à Advocacia-Geral da União, tendo em vista que, conforme noticiado pela imprensa, o presidente da República lhe solicitou um parecer sobre o PL 7.448/2017, para subsidiar a sua decisão sobre a sanção ou veto”, enfatizou o ministro-presidente da Corte de Contas, Raimundo Carreiro.

Diálogo Público

Na recente comunicação, dia 2 de maio, o presidente do TCU também ressaltou a importância e o alcance que o diálogo público “Discussão do Projeto de Lei (PL) 7.448/2017”, realizado no dia 23 de abril, na sede do TCU em Brasília (DF), teve nas mais diversas esferas políticas. Segundo Carreiro, este foi o primeiro encontro realizado pelo Tribunal para discutir um projeto de lei e foram convidados diversos juristas e especialistas para debater os pontos polêmicos da então proposição. “O debate foi intenso, com muitas divergências, diversos pontos contrários à proposição e outros a favor dela”, ressaltou o presidente do Tribunal.

O encontro teve grande repercussão na mídia nacional, ganhando destaque nos principais jornais, rádios e telejornais do País. Nas redes sociais, o diálogo público também teve grande relevância. A transmissão ao vivo, por meio do perfil do TCU no Youtube, alcançou mais de 1,5 mil visualizações e no Facebook mais de 19 mil pessoas se manifestaram entre curtidas, comentários de compartilhamentos. Para o ministro-presidente, “A realização desse Diálogo Público foi uma iniciativa acertada”.

Para finalizar a comunicação, Carreiro disse que os vetos apostos a diversos dispositivos do PL 7448/2017 demonstram, de um lado, a procedência das preocupações e dos fundamentos apresentados pelo TCU, pelo Ministério Público Federal e pelas várias associações que se manifestaram sobre o tema.

“Esses vetos revelam a sensibilidade do presidente da República que, como jurista de escol que é, bem soube avaliar as fragilidades dessa proposta legislativa e, de modo legítimo, exercer o seu direito de veto jurídico em relação aos múltiplos comandos normativos que apresentavam inconsistências jurídicas”, destacou o presidente Raimundo Carreiro.

Serviço:

Leia a íntegra da comunicação

Sessão: 2/5/2018

Secom – DL/ed

Telefone: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300