Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU realiza auditoria sobre ações governamentais no setor de transportes do Brasil

Fiscalização operacional faz diagnóstico dos problemas a fim de propor ações de melhoria para o sistema de transporte brasileiro
Por Secom TCU
17/09/2019

O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza auditoria operacional para avaliar as ações governamentais voltadas à integração multimodal dos transportes no Brasil. O objetivo é fazer um diagnóstico dos problemas enfrentados para, ao fim, propor soluções que melhorem todo o sistema de transportes, sobretudo no sentido de fomentar o uso do transporte de carga através da multimodalidade.

Sob a relatoria do ministro Bruno Dantas, o trabalho fiscalizatório teve início em maio de 2019 a partir de pesquisa na legislação e na bibliografia especializada sobre o assunto. Depois disso, foram realizadas entrevistas com gestores das pastas da Infraestrutura, da Economia e da Agricultura; com administradores das agências de transporte; e com representantes de associações dos setores de logística, da indústria e do agronegócio.

Etapa importante da auditoria foi a visita técnica ao terminal multimodal de Rondonópolis (MT), para conhecer a realidade das operações de transbordo e de armazenagem, e verificar os empecilhos burocráticos às atividades.

De posse das informações colhidas nessa primeira investigação, foram elaborados instrumentos de detecção para a auditoria, como análise de stakeholders, árvore de problemas e inventário de riscos. A seguir, procedeu-se a um diagnóstico prévio da situação do setor de transportes no País, oportunidade em que se verificaram os principais entraves para seu melhor desenvolvimento. 

Além dos problemas relacionados à imobilidade gerencial causada pela burocracia administrativa e a deficiências na implementação da Política Nacional de Transportes, pode-se identificar que a extrema concentração do transporte de cargas no modal rodoviário, que hoje responde por mais de 70% da movimentação dos carregamentos, constitui a maior barreira para um traslado mais eficiente da produção.

Focar esforços no destravamento dos modais por via aquática e ferroviário, há muito esquecidos pelas políticas governamentais, procurando interligá-los à variante rodoviária, permitiria a criação de uma rede nacional de transportes assentada na multimodalidade, com grande potencial de reduzir o custo logístico dos deslocamentos e baratear o preço dos produtos ofertados aos consumidores finais. 

Atualmente o trabalho está na fase de execução. No próximo dia 8 de outubro, será realizado um novo painel de referência com o público externo, ocasião em que se reunirão os principais atores públicos e privados envolvidos com o tema, a fim de discutir os achados da auditoria que serão apresentados pela equipe de fiscalização.

Informações sobre o evento:

SeinfraPortoFerrovia

Telefone: (61) 3527-7738

E-mail: seinfraportoferrovia@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa:

Secom

Telefone: (61) 3527-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300