Pular para o conteúdo principal

Notícias

TCU realiza reunião de integração com Ministério da Gestão e Inovação

O objetivo é fortalecer parceria entre as instituições e buscar pontos de sinergia para contribuir com uma gestão mais eficiente dos recursos públicos

Por Secom

Resumo

O objetivo é fortalecer parceria entre as instituições e buscar pontos de sinergia para contribuir com uma gestão mais eficiente dos recursos públicos

TCU_0052.jpg

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, recebeu, na manhã desta quarta-feira (16/8), a ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), para uma reunião de integração. Durante o encontro, o ministro ressaltou a importância do fortalecimento da cooperação entre as instituições e da identificação de pontos de sinergia, em prol de uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.

Nesse contexto, o presidente destacou a Lista de Alto Risco, documento que o Tribunal passou a publicar em 2022, como um guia para a administração pública. Dantas lembrou que 20% dos temas que compõem a lista estão diretamente relacionados à atuação do Ministério. Inspirada em documentos já desenvolvidos em outros países do mundo, como os Estados Unidos, a Lista de Alto Risco aponta as áreas em que a gestão pública brasileira apresenta mais riscos de inconformidade, com base em critérios como materialidade, relevância e baixa governança.  

“O Tribunal tem se esmerado muito não só em apontar problemas, mostrar o risco, mas também em ajudar a solucionar. A Lista de Alto Risco é um documento muito importante para que o governo tenha um olhar sobre o que nos preocupa”, explicou o ministro.

Ao longo da reunião, o presidente do TCU mencionou, ainda, outros sete temas relevantes para o TCU na área de gestão e inovação: o acompanhamento das folhas de pagamento, a gestão do patrimônio da União, a plataforma de Compras Públicas, a transformação digital da administração pública, a busca pela transparência e qualidade dos dados governamentais, o planejamento das contratações públicas e a criação da Secretaria de Solução Consensual (SecexConsenso), que tem o objetivo de prevenir conflitos e chegar a soluções conjuntas.

Um dos destaques mencionados pelo ministro foi a Plataforma de Compras Públicas para Inovação, desenvolvida pelo Laboratório do TCU, a primeira exclusivamente destinada a compras públicas para o setor no Brasil. O presidente Bruno Dantas convidou a ministra e sua equipe a conhecer o laboratório e participar de um workshop sobre a área, que será promovido pelo TCU.

Outra questão relevante levantada pelo presidente foi o planejamento das contratações públicas, por meio do uso de ferramentas como o sistema de Análise de Editais e Licitações (Alice), para seleção, priorização, análise da documentação e identificação de riscos. Segundo o ministro, esse tipo de acompanhamento já proporcionou uma economia da ordem de R$ 4 bilhões para o erário, desde 2019.

O ministro Bruno Dantas destacou, ainda, os resultados que vêm sendo obtidos pela SecexConsenso. A nova estrutura já possui 9 processos de solicitação de solução consensual, sendo 5 do setor elétrico, 2 de aeroportos e 2 sobre ferrovias. Segundo Dantas, o acordo firmado no processo do Ministério de Minas e Energia, por exemplo, gerou benefícios de cerca de R$ 579 milhões para os consumidores brasileiros. “Queremos transformar o olhar punitivo do Tribunal em olhar pedagógico e preventivo. Temos trabalhado em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Advocacia Geral da União (AGU) para prevenir conflitos e encontrar fórmulas para resolvê-los”, concluiu.

A ministra Esther Dweck agradeceu ao presidente Bruno Dantas pela parceria com o Tribunal, ressaltando a sinergia que existe na atuação do TCU. Ela explicou que o MGI é um ministério com a responsabilidade de ter uma visão do governo como um todo, em busca de eficiência na gestão pública. 

Aproximação com Ministério da Gestão e Inovação 16/08/2023
Voltar ao topo