Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU recomenda que MS solucione dificuldades na aquisição de teste para tuberculose

Importação do produto pelo SUS sofreu redução de mais 80% nos últimos cinco anos
Por Secom TCU
03/10/2017

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Ministério da Saúde (MS) que avalie uma solução para o desabastecimento do teste tuberculínico, conhecido pela sigla PPD, na rede pública de saúde. O PPD, ou Purified Protein Derivative (Derivado Proteico Purificado), é usado para diagnosticar a tuberculose latente, ou seja, antes dos sintomas da doença aparecerem.

A importação do produto dinamarquês pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sofreu uma drástica diminuição nos últimos cinco anos: de 145 mil frascos em 2011, a aquisição passou para cerca de 24 mil no ano de 2016, uma redução de mais de 80%. A demanda para o artigo, de acordo com estudo do TCU, é de 50 mil a 120 mil frascos por ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, a insuficiência no fornecimento do PPD, decorre de problemas operacionais no laboratório dinamarquês Staten Serum Institute (SSI). A produção do insumo, no entanto, deverá ser regularizada ainda em 2017, pois a fabricação foi transferida da SSI para a empresa AJ Vaccines.

O relator do processo, ministro Bruno Dantas destacou que além da escassez da oferta do produtor dinamarquês, não houve “um plano prévio de trabalho por parte do Ministério da Saúde. [...] Se o ministério estivesse preparado para tal risco, seguramente a insuficiência de produção de PPD poderia ter sido contornada mais rapidamente, com testes alternativos ou outras soluções”, declarou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a tuberculose é sério problema de saúde pública, com setenta mil novos casos registrados e mais de quatro mil mortes a cada ano. Nesse cenário, o Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

 

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2016/2017 Plenário

Processo: TC 007.461/2017-8

Sessão: 13/9/2017

Secom – TI/dg

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: 

imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300