Notícias

TCU visita projeto Estudantes de Atitude, em Goiás

Projeto decorre da ação “Auditoria Cívica”, que se espelha na atuação dos órgãos de controle. Em 2024, 746 escolas participaram, com envolvimento de 35 mil estudantes

Por Secom

WhatsApp Image 2025-02-17 at 13.32.39 _1_.jpeg

Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) visitaram o Centro de Ensino em Período Integral Santo Antônio do Descoberto para conhecer o projeto Estudantes de Atitude. Trata-se de iniciativa de participação cidadã desenvolvida no Estado de Goiás em parceria com a Controladoria-Geral do Estado e a Secretaria de Estado da Educação. A instituição, localizada na cidade de Santo Antônio do Descoberto (GO), a 42 km de Brasília, (DF), atua na educação básica, atendendo alunos das etapas de formação de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O coração do projeto é a Auditoria Cívica, que é uma versão simplificada inspirada na atuação dos órgãos de controle. No ano de 2024, 764 escolas participaram, com envolvimento direto de mais de 35 mil estudantes e 2 mil professores. As edições são anuais, em formato de gincana.

O projeto tem como principal objetivo enfrentar as questões mais próximas dos cidadãos e produzir resultados imediatos. No caso das escolas, por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para essa atividade, os alunos auditam vários ambientes: salas de aula, auditórios, quadras de esporte, refeitórios, banheiros. Também verificam a qualidade da merenda e avaliam até as relações humanas na escola.

Participaram da visita, no dia 4 de fevereiro, os seguintes representantes do TCU: o secretário de Relações Institucionais, Manoel Moreira, a secretária de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável, Vanessa Lopes de Lima, a diretora de Relacionamento com Cidadão, Governos e Controle, Maria Paula Lins, e o auditor federal de controle externo Henrique Ziller.

escola.png

Participação ativa

De posse do relatório com os achados de auditoria, os estudantes de atitude se reúnem com a comunidade escolar para discutir os problemas detectados e analisar quais eles conseguem resolver. Nesse momento, muitas vezes percebem que parte dos problemas encontrados foram causados por eles mesmos, portanto, este é um momento importante de conscientização.

O grupo define, então, um grande desafio a ser enfrentado, que pode ser, como as diversas edições do programa mostram, intervenções bastante ousadas no ambiente escolar, sem recorrer aos recursos da própria escola ou da Secretaria de Educação.

Exemplos de atitude

Uma equipe de Estudantes de Atitude construiu uma biblioteca, outra conseguiu mudar a fonte de energia convencional para energia fotovoltaica, vários criaram ambientes para interação dos alunos, reforma geral da pintura da escola, criação de um programa de acompanhamento psicológico para os alunos, entre tantas iniciativas igualmente relevantes.

Na visita à escola, os representantes da Controladoria-Geral do Estado fizeram a apresentação do projeto e, a seguir, os Estudantes de Atitude contaram suas experiências durante a participação no projeto. Os visitantes se emocionaram ao ouvir os estudantes contando seus aprendizados, a emoção de serem premiados e os desafios pessoais enfrentados.

A visita à escola faz parte do levantamento de práticas de participação cidadã que está sendo feito pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A ação visa desenvolver iniciativas que venham a constituir-se em medidas a serem implementadas pelo TCU ao lado daquelas que já vêm sendo experimentadas por diversas unidades técnicas ao longo dos ano

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – SRI/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br