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Imprensa

Transporte multimodal no Brasil ainda tem entraves, apesar da melhoria na governança

Apesar dos avanços na governança do Ministério de Infraestrutura (Minfra), as fragilidades em planos de logística ainda prejudicam o transporte multimodal no Brasil
Por Secom TCU
08/06/2020

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O Ministério de Infraestrutura (Minfra) avançou em termos de governança, mas fragilidades em planos de logística ainda prejudicam a integração dos modos de transporte no País. Essa foi uma das conclusões a que chegou o Tribunal de Contas da União (TCU) após auditoria realizada no Ministério da Infraestrutura (Minfra) e na Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) para avaliar os obstáculos ao desenvolvimento da integração multimodal de transportes no Brasil.

O transporte multimodal envolve a articulação entre os vários modos de transporte. Estudos indicam que, no modo rodoviário, a eficiência ocorre entre distâncias de até 400km, enquanto por ferrovia a distância é de 400km a 1.500km e, por hidrovia, de 1.500 a 3.000 km. Apesar disso, o Brasil concentra o transporte de cargas no modal rodoviário.

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A auditoria constatou que o Ministério de Infraestrutura avançou em termos de governança para estruturação da política pública de integração dos modais de transportes. O mapa estratégico, documento que norteia a atuação do Ministério no longo prazo, está alinhado com a Política Nacional de Transportes (PNT).

Mas algumas fragilidades no Plano Nacional de Logística (PNL) e nos planos setoriais foram encontradas, o que prejudica a integração dos modos de transporte. Como exemplo, o PNL não aborda a navegação interior e nem a de cabotagem, apesar de essa última ser tratada em outros planos setoriais. A falta desses modais de transportes aquaviários no PNL apenas evidencia o destaque conferido aos modais terrestres, principalmente o rodoviário.

O Tribunal verificou ainda excesso de burocracia, o que desincentiva o uso integrado dos modos de transportes. Há exigência excessiva de preenchimento de documentos e sistemas por aqueles que realizam transporte de cargas e, em especial, pelos que utilizam mais de um modal de transporte.

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Como resultado dos trabalhos, o TCU recomendou ao Ministério da Economia que celebre convênio para compartilhamento das bases de dados das secretarias de fazendas estaduais. A Corte de Contas também recomendou ao Ministério da Infraestrutura uma série de medidas para facilitar a integração dos modais de transporte.

O relator do processo é o ministro Vital do Rêgo.

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 1327/2020 – Plenário

Processo: TC 010.173/2019-6

Sessão: 27/5/2020

Secom – SG/pn

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

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