Tribunais de contas se reúnem para fortalecer estratégias de combate à corrupção
Encontro realizado em Brasília constitui espaço de troca de experiências e de construção conjunta de estratégias de promoção da integridade nas instituições públicas brasileiras
Por Secom

Entre os dias 9 e 11 de setembro, representantes dos Tribunais de Contas do Brasil participaram de capacitação presencial sobre o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O evento, fruto do Acordo de Cooperação Técnica 12/2024, promovido entre as duas instituições, reuniu especialistas e autoridades para discutir estratégias de integridade e promover práticas eficazes de combate à corrupção.
O ministro do TCU Augusto Nardes esteve na abertura do encontro e reforçou a importância das lideranças dos tribunais de contas dos estados na implantação de uma cultura de integridade no país. "Sem credibilidade ninguém investe na nação brasileira. Para passar credibilidade, tem que ter integridade. Para ter integridade, tem que haver governança. Uma está entrelaçada à outra", destacou.
"O PNPC é uma iniciativa extraordinária, que precisa ser cada vez mais difundida. Por isso, todos os tribunais de contas estão irmanados no desejo de assumir a responsabilidade de executar essa ação. A parceria entre o TCU e a Atricon faz com que se ganhe capilaridade e escala, permitindo que se chegue a todos os jurisdicionados públicos do Brasil para disseminar a cultura de integridade na administração pública brasileira", reforçou o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Rodrigo Coelho.
Durante os três dias de evento, os participantes compreenderam os conceitos, metodologias e ferramentas do PNPC e aprenderam a utilizar o Sistema e-Prevenção, tanto em sua funcionalidade operacional quanto gerencial. A capacitação buscou preparar os representantes dos tribunais de contas para gerenciar o programa e orientar as unidades jurisdicionadas sob sua responsabilidade, promovendo práticas de integridade e combate à corrupção. Os participantes também discutiram os resultados já alcançados pelo PNPC e o estágio atual do programa, com foco na construção de estratégias comuns para os tribunais de contas.
O encontro promoveu, ainda, espaço de troca de experiências e de construção conjunta de estratégias voltadas para a promoção da integridade das instituições públicas brasileiras. A capacitação foi conduzida por integrantes da equipe do PNPC, os auditores de controle externo Álax Roberto de Sousa Araújo, Jackson Luiz Araújo Souza, Luciano Cássio de Souza e Mário Junior Bertuol.




Equipe do PNPC participa do lançamento do novo ciclo do Time Brasil
A equipe do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção marcou presença, ainda, em outro evento de destaque na capital federal. No dia 8 de setembro, os auditores de controle externo Luciano Cassio de Souza e Mário Júnior Bertuol participaram do lançamento do novo ciclo do Time Brasil, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O evento reuniu autoridades e representantes de diversas instituições públicas para apresentar as novas diretrizes e ações do Time Brasil, que busca promover a integridade e a transparência na gestão pública. A participação da equipe do PNPC no lançamento do Time Brasil reforça a integração entre iniciativas que compartilham o objetivo comum de combater a corrupção e fortalecer a ética no setor público.

Sobre o programa
A adesão ao PNPC é um passo fundamental para que as instituições públicas possam prevenir casos de fraude e corrupção, além de melhorar sua integridade e governança. O diagnóstico fornecido pelo e-Prevenção, juntamente com o plano de ação personalizado, oferece ferramentas necessárias para gerenciar e acompanhar a evolução das práticas de integridade.
Para mais informações sobre o PNPC e como aderir ao programa, visite pnpc.tcu.gov.br.
SERVIÇO
Secom - LS/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br