Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Tribunal cria painel digital com dados de recursos para gestão de riscos e de desastres

Dados cobrem o período de 2012 a 2022 e apresentam os números dos recursos empregados em ações de prevenção de risco e de resposta a desastres naturais
Por Secom TCU
24/03/2022

Está no ar o Painel de Recursos para Gestão de Riscos e de Desastres. O espaço traz informações sobre a evolução da execução orçamentária e financeira das ações de defesa civil e a distribuição dos recursos entre os estados e municípios atingidos por desastres. 

Na página inicial, está a visão geral da aplicação dos recursos ao longo do tempo, com dados sobre a dotação orçamentária, valor empenhado e o valor pago/transferido, que é aquele que saiu dos cofres da União para estados e municípios.

O painel apresenta também os valores empregados nas ações de resposta, que são medidas de socorro e assistência às populações vitimadas pelos desastres. É possível encontrar dados a respeito das ações de recuperação, como são chamadas as que visam restabelecer a situação de normalidade, como a reconstrução de pontes e a infraestrutura danificada.

O material traz ainda os recursos empregados em ações de prevenção de riscos que foram destinados à execução de obras de contenção de encostas, e mitigação de riscos hidrológicos, obras de macrodrenagem, controle de erosão marinha e fluvial e contenção de cheias, entre outros.

Os dados são extraídos do Tesouro Gerencial, ferramenta desenvolvida pela Secretaria do Tesouro Nacional que permite criar consultas personalizadas a partir de informações registradas no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

ATUALIZAÇÃO

Por meio de atualizações semanais das informações, será possível acompanhar o repasse de recursos pela União para os demais entes da federação para ações de respostas aos desastres, bem como a evolução dos gastos relacionados à prevenção.

Encontra-se em fase de implantação a disponibilização de informações relacionadas à atuação do TCU no âmbito da proteção e defesa civil, destacando os principais trabalhos realizados ao longo dos últimos anos.

Na terceira fase, serão listadas as obras e os empreendimentos financiados com recursos do programa de Gestão de Riscos e de Desastres.

Clique e acesse o Painel de Recursos para Gestão de Riscos e de Desastres.

Captura de tela 2022-03-24 102627.jpg

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS DESASTRES

De forma geral, segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), os desastres estão divididos em Natural e Tecnológico. O natural é o mais conhecido e envolve causas geológicas; hidrológicas; meteorológicas; climatológicas; e biológicas. As recentes chuvas que atingiram os estados de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, são identificadas como Desastre Natural Hidrológico por Inundação.

Já os tecnológicos englobam os desastres relacionados às substâncias radioativas; às de produtos perigosos; incêndios urbanos; obras civis; e transporte de passageiros e de cargas não perigosas. O rompimento da barragem de Brumadinho (MG) é classificado como Desastre Tecnológico Relacionado à Obra Civil.

Saiba quais são os desastres mais recorrentes no Brasil de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Imagem1.png

 

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300