Tribunal promove evento para discutir políticas de enfrentamento da violência contra a mulher
Em homenagem ao Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher, o TCU promove, nesta quinta-feira (25/11), às 9h30, o encontro “Desafios e avanços das políticas para as mulheres”. O evento integra um conjunto de ações voltadas para a promoção da igualdade de gênero, consideradas prioritárias para a gestão da presidente Ana Arraes.
Por Secom
O Tribunal de Contas da União (TCU), em conjunto com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), realiza, nesta quinta-feira (25/11), a partir das 9h30, o evento "Desafios e avanços das políticas para as mulheres".
O encontro, que terá transmissão pelo canal do TCU no YouTube, visa discutir, em âmbito nacional e internacional, que políticas e ações governamentais têm sido empreendidas em prol do enfrentamento da violência contra a mulher.
Trata-se de mais uma ação voltada para a promoção da igualdade de gênero, considerada prioritária na gestão da presidente Ana Arraes.
Na abertura do evento, a ministra-presidente Ana Arres e os conselheiros-presidentes da Atricon, Fábio Túlio Nogueira, do TCM-SP, João Antonio da Silva Filho, e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Joaquim Alves de Castro Neto, vão expor a relação da temática com os órgãos de controle, tendo em vista o papel de indutores de mudanças sociais.
Em seguida, a representante da ONU-Mulheres do Brasil, Anastasia Divinskaya, trará um relato sobre sua longa experiência profissional nas Nações Unidas, permeado com questões relativas à igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e direitos humanos.
Nas palestras que virão a seguir serão expostas três visões complementares sobre o assunto. Pelo TCU, a titular da Secretaria de Controle Externo da Administração, Dione Mary de Cerqueira Barbosa, falará acerca do poder transformador das ações de controle para o aperfeiçoamento das políticas públicas de combate à violência contra as mulheres.
Já a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco Cristina Maria Buarque vai discorrer sobre sua experiência na construção e aplicação de políticas para as mulheres quando esteve à frente da Secretaria da Mulher do Governo do Estado de Pernambuco.
Para finalizar as exposições, o evento contará com o relato da coordenadora do Grupo de Trabalho sobre igualdade de gênero e não discriminação da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (GTG - Olacefs), Daniela Santana Silva. Os trabalhos do GT congregam esforços das Entidades Fiscalizadoras Superiores, entre elas o TCU, ao longo de mais de um ano e tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de uma política a ser difundida e aplicada por todos os membros. Os trabalhos, que já estão em avançado estágio de conclusão, vêm sendo desenvolvidos a partir das perspectivas de inclusão, cultura ética e organizacional e de enfrentamento ao assédio, em todas as suas formas.
No fechamento do evento, será aberto espaço para perguntas dos convidados, em dinâmica que será mediada pela chefe de gabinete da Corregedoria do TCU, Ana Paula Sampaio, que tem conduzido ações contra o assédio moral e sexual no órgão.
Texto: Presidência
Serviço
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br