Vital do Rêgo preside reunião do Conselho Diretivo da INTOSAI e apresenta resultados
Relatório traz balanço dos últimos três anos da liderança brasileira na Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI)
Por Secom

Nesta segunda-feira (27/10), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, apresentou ao Conselho Diretivo da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI) relatório com balanço das ações da organização nos últimos três anos. Nesse período, a INTOSAI esteve sob liderança da Corte de Contas brasileira e consolidou agenda voltada à inovação, sustentabilidade e fortalecimento da governança pública.

A apresentação do relatório ocorreu durante a 79ª reunião do Conselho Diretivo da Intosai, que é presidido pelo TCU. O encontro precede a abertura oficial do XXV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai), realizado em Sharm El Sheikh, no Egito, nesta semana.
O presidente Vital do Rêgo conduziu a reunião e destacou os resultados da gestão brasileira à frente da INTOSAI. Na abertura, Vital abordou o empenho do TCU em ampliar a influência da organização no cenário internacional e compartilhou com os participantes o sentimento de missão cumprida.

Principais conquistas
Como um dos marcos mais significativos do mandato brasileiro, Vital do Rêgo destacou o desenvolvimento da ferramenta ClimateScanner. A metodologia, desenvolvida pelo TCU em parceria com o Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental (WGEA), vai permitir construir panorama global inédito sobre a governança climática. Mais de 250 auditores de 142 instituições de controle foram capacitados em sete oficinas regionais, abrangendo todas as áreas da INTOSAI.
"Essa inovação representa mais do que um avanço tecnológico: ela permite a apropriação dos dados pelos cidadãos, fortalecendo a transparência, o controle social e a cidadania ambiental", ressaltou o ministro.

Outro eixo importante do trabalho brasileiro, segundo o presidente do TCU, foi o fortalecimento do Comitê de Questões Emergentes (SCEI). Durante o mandato brasileiro, o SCEI ganhou novo impulso, com foco em prospecção estratégica e antecipação de tendências globais. Em 2024, foi publicado o relatório Navigating Global Trends, o primeiro estudo de tendências da INTOSAI baseado em metodologias de foresight.
Vital pontuou, em seu discurso, que é fundamental assegurar que a agenda de inovação e de pensamento estratégico permaneça viva e cada vez mais incorporada à atuação dos órgãos da Intosai. "Esses esforços garantem que nossa instituição siga sendo voltada para o futuro, capaz de antecipar desafios e fortalecer o papel das ISC em um mundo em constante transformação", disse.
Entre os legados técnicos do mandato brasileiro, o relatório destaca o Guia Prático de Auditoria da Transição Energética, elaborado pelo TCU com a colaboração de importantes parceiros, como a Agência Internacional de Energia (IEA). O foco deste ano foi transformar o documento lançado no ano passado em uma plataforma colaborativa global.
A presidência brasileira na INTOSAI também fortaleceu o Centro de Estudos Avançados da INTOSAI (CASt) e o consolidou como espaço de pesquisa aplicada e cooperação técnica entre auditores e acadêmicos. Três temas prioritários nortearam os projetos do CASt: Impactos da Inteligência Artificial nas ISCs, Auditoria do Financiamento Climático, e Combate à Fome e à Pobreza.

Em seu discurso, o ministro Vital do Rêgo destacou, ainda, a criação da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com Funções Jurisdicionais (JURISAI), o trabalho da Comissão Técnica Permanente sobre Infraestrutura e Transições Energéticas (COINFRA) da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (OLACEFS), e as ações para transformação digital das instituições de controle.
Em relação às pautas voltadas às pessoas e à cooperação direta, o presidente mencionou o Programa Internacional de Liderança Feminina (ProInter), as ações para promoção da igualdade de gênero, o investimento em Comunicação, e o fortalecimento da participação cidadã.
Ao encerrar a apresentação do relatório da presidência brasileira, o ministro Vital do Rêgo agradeceu a confiança, a colaboração e o espírito de comunidade dos membros da INTOSAI:


A 79ª reunião do Conselho Diretivo da INTOSAI continua nesta terça-feira (28/10), com os relatos da força tarefa de comunicação da INTOSAI (TFIC) e do jornal internacional de auditoria governamental (IJGA). Também serão abordadas as experiências regionais relativas ao tema "Erosão de confiança nas instituições", destacado no relatório de tendências globais.

Leia também:
TCU apresenta ações realizadas na presidência da INTOSAI em congresso no Egito
Serviço:
Secom - VA