Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Gestão Documental | Arquivo

O Arquivo Central é responsável pelo arquivamento de processos e documentos produzidos durante as atividades no TCU. Todo processo em papel que tramita no Tribunal, da área de controle externo ou administrativa, encerrado e que tenha cessada sua fase corrente deve ser transferido para o Serviço de Gestão de Biblioteca e Arquivo (SGBA), unidade do Tribunal responsável pelo Arquivo.

Os processos encaminhados ao Arquivo passam por minuciosa análise, classificação e controle da temporalidade (tempo de permanência útil de um documento ou processo nos arquivos setoriais ou no arquivo central de um órgão).

Após esta triagem os documentos seguem para seu destino final, sob a responsabilidade de equipes de trabalho específicas:

- arquivamento provisório (fase intermediária);

- arquivamento definitivo (documentos e processos de guarda permanente);

- descarte (processos que serão encaminhados para fragmentação após aprovação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos - CAD).

Também faz parte da rotina, além de outras definidas em Portaria ISC, prestar informações e auxiliar a Ouvidoria, possibilitando consultas e fornecimento de cópias de documentos e processos mantidos em arquivo, bem como assistir diretamente às unidades do Tribunal na organização dos arquivos setoriais.

Público Externo (Talvez esses dois virem ícones também)

Ao público externo, o Arquivo oferece os serviços de Pesquisa  no Acervo, além de empréstimos, desarquivamento ou digitalização de processos.  

Saiba mais sobre o Acervo

Endereço

Setor de Administração Federal Sul - SAFS Quadra 4, Lote 1, Anexo III, Térreo, Salas 28 e 32

CEP 70042-900

Brasília - DF

Email: arquivo@tcu.gov.br

Telefone: 3527-5806