Obras do Cinturão das Águas do Ceará são fiscalizadas pelo TCU
TCU realizou auditoria nas obras do projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC), conduzidas pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH/CE). O escopo dos trabalhos foi a implantação do 1° trecho Jati/Rio Cariús.
Por Secom
O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria nas obras do projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC), conduzidas pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH/CE). O escopo dos trabalhos foi a implantação do 1° trecho Jati/Rio Cariús.
O projeto foi dividido em quatro lotes, com obras de canais, adutoras, sifões e túneis, com o valor de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. A fiscalização em questão refere-se ao 4º lote, cujas obras dos túneis custam cerca de R$ 400 milhões.
Em trabalho anterior, o TCU verificou possível sobrepreço e quantitativos inadequados na planilha orçamentária. Na última quarta-feira (23), o tribunal analisou as justificativas apresentadas pelos responsáveis, que afastaram as impropriedades. Os gestores apresentaram novos valores e especificações técnicas sobre o volume de concreto e o serviço de escavação, que foram suficientes para descaracterizar as impropriedades.
O tribunal fez determinação preventiva à SRH/CE para que observe os limites legais quando assinar termos aditivos que possam alterar os quantitativos de itens com preços acima dos referenciais da planilha orçamentária. A exigência deriva da necessidade de que os preços sejam compatíveis com os de mercado e com o percentual de desconto obtido na licitação, garantindo a manutenção do equilíbrio entre o custo global da obra, os valores de mercado e o desconto oferecido pela empresa vencedora.
O relator do processo é o ministro-substituto André Luís de Carvalho.
Leia também:
TCU audita obras do Cinturão das Águas, no Ceará 09/09/15
TCU avalia obras do Cinturão das Águas, no Ceará 26/06/15
TCU aponta atrasos em implantação do Cinturão das Águas do Ceará 23/09/14
Serviço:
Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2373/2015 - Plenário
Processo: 003.481/2013-1
Sessão: 23/9/2015
Secom – BA/SG
Tel: (61) 3316-5060
E-mail: imprensa@tcu.gov.br
Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500