13 – Ministra Élvia Lordello Castello Branco
Primeira Ministra do Tribunal de Contas da União

- Nascimento: 13/12/1923
- UF: BA
- Ministra do TCU: 1987 a 1995
- Presidência: 1994
- Aposentadoria: 1995
- Antecessor: Ewald Sizenando Pinheiro
- Sucessor: Humberto Guimarães Souto
- Falecimento: 26/11/2005
- Biografia
Élvia Lordello Castello Branco teve uma carreira brilhante e pioneira. Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife e em Direito do Trabalho pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, atuou em diversas áreas, passando pelo jornalismo e pela advocacia antes de ingressar no serviço público. Entre suas contribuições, trabalhou como assistente social, redatora e repórter antes de seguir para a área jurídica, onde ocupou cargos no Ministério da Educação e Cultura e no Tribunal Regional do Trabalho. Em 1961, assumiu o cargo de Procuradora-Geral no Tribunal de Contas do Distrito Federal, posição que exerceu por 26 anos.
Em 1987, Élvia foi nomeada a primeira ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), pelo então presidente José Sarney. Posteriormente, ocupou os cargos de vice-presidente e presidente do TCU, consolidando sua atuação em favor da transparência e da justiça pública. Autora de vários artigos, suas publicações abordaram temas sobre administração pública e o papel do Ministério Público. Foi condecorada com a Medalha da Ordem do Mérito de Brasília e a Medalha da Ordem de Rio Branco, além de receber a Medalha Comemorativa do Sesquicentenário de Rui Barbosa, em 1999, e o Grande Colar do Mérito do TCU, em 2004.
Como homenagem à sua dedicação ao serviço público e ao Tribunal de Contas da União, o TCU nomeou o Anexo III da instituição como “Ministra Élvia Lordello Castello Branco”.


Fonte:
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Museu do Tribunal de Contas da União: Min. Élvia Lordello Castello Branco: 1987-1995. Disponível em: Min. Élvia Lordello Castello Branco (1987-1995) | Portal TCU. Acesso em: 10 nov. 2022.