Programa de Pós-Graduação

Incentivos à Pós-Graduação

Bolsa de Estudos para Pós-Graduação

Este Subprograma tem por objetivo apoiar a especialização, a formação pós-graduada e a produção, aplicação e disseminação de conhecimentos de interesse institucional, por meio da concessão de bolsa de estudo para custeio parcial de cursos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu), realizados por outras instituições educacionais reconhecidas, em regime presencial ou a distância, em consonância com áreas de concentração e linhas de pesquisa estabelecidas e priorizadas pelo TCU.

O Programa é destinado aos servidores ativos do Tribunal de Contas da União (TCU) portadores de diploma de nível superior, ocupantes dos cargos de Auditor Federal de Controle Externo (AUFC), Técnico Federal de Controle Externo (TEFC) e Auxiliar de Controle Externo (AUX).

 

Redução de jornada

O Regime Especial de Cumprimento da Jornada de Trabalho, previsto no inciso II do art. 29 da Resolução-TCU nº 212/2008 e regulamentado pela Portaria Conjunta ISC-Segep nº 2, de 18/08/2008, é um dos instrumentos de estímulo à especialização do corpo técnico do TCU, possibilitando aos servidores estudantes a redução de duas horas por dia para cursar pós-graduação stricto sensu ou de uma hora por dia para cursar pós-graduação lato sensu ou estágio supervisionado de graduação.

O regime especial para cursos de graduação abrange somente o período do estágio supervisionado, limitado ao máximo de quatro semestres letivos. Para cursos de pós-graduação lato sensu, abrange o período de aulas e a produção do trabalho de conclusão de curso ou monografia, limitado a dezoito meses. E para cursos de pós-graduação stricto sensu, abrange todo o período de aulas e a produção de dissertação ou tese, limitado a vinte e quatro meses para mestrado e trinta e seis meses para doutorado e pós-doutorado.

Para mais informações sobre como solicitar o incentivo, acesse o caminho Portal TCU > Educação e eventos > Incentivos > Jornada Reduzida