Pular para o conteúdo principal

Notícias

Ética e transparência na gestão pública são temas de evento no Paraná

Durante o encontro, representantes do TCU apresentaram o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção a servidores da Companhia Nacional de Abastecimento da região Sul

Por Secom

O Tribunal de Contas da União (TCU) participou de evento sobre integridade promovido no dia 30 de setembro pela Superintendência Regional do Paraná da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na ocasião, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) foi apresentado como estratégia de integridade pública aos empregados da sede e das unidades armazenadoras de Cambé, Rolândia e Ponta Grossa, todas no Paraná. Representaram o TCU o secretário do Tribunal no Estado do Paraná, Carlos Eduardo Dias, e o coordenador da equipe do PNPC, auditor Luciano Cassio de Souza.

Durante o encontro, os servidores do Tribunal apresentaram os resultados do PNPC e o sistema e-Prevenção, que pode auxiliar gestores públicos a identificar fragilidades, receber recomendações e construir planos de ação para aumentar o índice de correção. Eles destacaram a importância do envolvimento de todos na implementação de boas práticas de integridade.

gestaopublica01
Fotos: Conab/PR
gestaopublica02
Fotos: Conab/PR

O encontro teve, ainda, palestras de representantes da Controladoria-Geral da União (CGU) no Paraná, que discorreram sobre "O papel da CGU na promoção da integridade no Poder Executivo Federal" e "Os pilares da integridade e a LGPD". A consultora e uma das autoras do livro "Desafios do Compliance: Teoria e Prática por Profissionais do Mercado", Camila Bergenthal, falou sobre "ESG no setor público: caminhos estratégicos para uma gestão ética e sustentável". Já o superintendente de Gestão de Riscos, Conformidade e Controles Internos da Conab, Marcelo Gayardi, abordou o tema "Integridade: boas práticas e os limites nas relações interpessoais".

Sobre o Programa

A adesão ao PNPC é passo fundamental para que as instituições públicas possam prevenir casos de fraude e corrupção, e melhorar sua integridade e governança. O diagnóstico fornecido pelo e-Prevenção e o plano de ação personalizado oferecem ferramentas necessárias para gerenciar e acompanhar a evolução das práticas de integridade. Para mais informações sobre o PNPC e como aderir ao programa, visite pnpc.tcu.gov.br.

SERVIÇO

Secom - LS/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo