Acordo entre TCU e Instituto Cidades Sustentáveis vai promover ações de sustentabilidade no Brasil
Focada no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a parceria une forças para reduzir desigualdade sociais e resolver problemas dos municípios
Por Secom
O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Instituto Cidades Sustentáveis assinaram acordo de cooperação técnica para promover ações voltadas ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. O acordo visa, ainda, ampliar a efetividade das atividades de controle externo realizadas pelo TCU.
A parceria entre as duas instituições busca unir forças para oferecer treinamentos e compartilhar conhecimentos. O objetivo é envolver a população, gestores públicos e organizações da sociedade civil para melhorar e acompanhar as políticas públicas, fortalecendo o controle social, promovendo o desenvolvimento sustentável e reduzindo as desigualdades sociais.
“Esse acordo de cooperação vai abrir os horizontes do Tribunal para trabalhos com os municípios. O Instituto Cidades Sustentáveis é especializado em problemas municipais relacionados aos ODS, um campo riquíssimo para atuar nas várias áreas do Tribunal de Contas da União”, afirma a secretária-geral de Controle Externo do TCU, Juliana Pontes.
A cooperação entre o TCU e o Instituto Cidades Sustentáveis inclui a realização de treinamentos, seminários e eventos. Além disso, serão criados canais de comunicação para troca de conhecimentos, informações e pesquisas.
“Eu vejo muitas oportunidades. Nós podemos pensar em capacitações para os gestores municipais, em cursos que podemos proporcionar em parceria, no compartilhamento de dados e em trabalhos específicos que podemos realizar junto aos municípios”, destaca a secretária de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável do TCU, Vanessa Lopes de Lima.
Para Zuleica Goulart, do Instituto Cidades Sustentáveis, a cooperação é uma soma de esforços para promover uma agenda estruturada nos municípios, levando conhecimentos, indicadores e estimulando a implementação da Agenda 2030 em nível local.
“Isso é fundamental porque os municípios vão fazer com que o Brasil consiga avançar nessa agenda em nível nacional e global, já que somos um país em que 88% da população vive nas cidades. Então, a gente precisa olhar para as cidades como um agente indutor importante para o
, com foco no enfrentamento às mudanças climáticas e às desigualdades sociais”, finalizou.
O acordo terá a duração de cinco anos, podendo ser prorrogado, se necessário.
_____________________________________________
SERVIÇO
Secom – MM/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br