Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Auditoria vai avaliar situação de depósitos de rejeitos radioativos

Existe suspeita de que materiais não estão acondicionados de maneira adequada, colocando em risco populações próximas e mananciais
Por Secom TCU
26/05/2017

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) vai avaliar as despesas e as condições de armazenamento do resíduo radioativo conhecido como Torta II, das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A decisão foi tomada na sessão plenária do dia 17 de maio em atendimento ao pedido da Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados. Serão fiscalizados depósitos em Poços de Caldas (MG), no município paulista de Itu e na capital de São Paulo.

De acordo com ofício encaminhado pela CME ao TCU, em visita realizada no depósito localizado em Itu, parlamentares da Comissão verificaram que o material radioativo não está sendo armazenado de maneira adequada. O Torta II é o produto proveniente do tratamento químico do minério da monazita e precisa ser estocado seguindo normas rígidas de segurança. Segundo os deputados, as paredes dos silos, construídos em concreto armado, estão rachadas e a cerca usada para isolar a área não oferece garantia de proteção.

Causou espanto e indignação aos parlamentares o fato de o depósito estar bem próximo a condomínios residenciais e a apenas 500 metros do manancial de água que abastece a cidade. A comissão concluiu que a forma descuidada e irresponsável como o material vem sendo armazenado é incompatível com o nível de segurança exigido.

Para a relatora do processo do TCU, ministra Ana Arraes, a solicitação exige visita aos locais dos depósitos a fim de verificar as reais condições de armazenamento e segurança. Em seguida, a ministra pretende confrontar a situação com as normas aplicáveis.   

 

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 996/2017-Plenário

Processo: 011.892/2017-0

Sessão: 17/05/2017

Secom – DL/SC

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300