Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Brasil assume posição no Conselho de Auditores da ONU, em Nova Iorque

Presidente Bruno Dantas representou TCU na 78 ª Sessão Regular do órgão
Por Secom TCU
25/07/2024

Categorias

  • Relações Exteriores

O Brasil, representado pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, assumiu oficialmente, nesta quarta-feira (24/7), sua posição no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. A passagem de bastão do Chile para o Brasil, que inaugura mandato de seis anos do TCU, ocorreu durante a 78ª Sessão Regular do Conselho de Auditores da ONU, realizada na sede da organização.

O decano do Tribunal, ministro Walton Alencar Rodrigues, bem como dirigentes da Corte de Contas, compareceram à cerimônia do chamado Board of Auditors, como o Conselho é conhecido em inglês.

Em seu discurso, Dantas agradeceu à instituição superior de controle do Chile pelo serviço e dedicação ao Conselho, bem como pela parceria no treinamento ministrado pelos auditores do país à equipe do TCU. O ministro estendeu os agradecimentos aos times da França e da China, pela recepção calorosa e espírito colaborativo, e ao Secretariado Executivo da ONU, por facilitar a transição.

240x180px_Imagem Imprensa Portal_NY2_Prancheta 1.png

"É uma grande honra e responsabilidade participar da primeira reunião do TCU neste Conselho. As contribuições do Chile fortaleceram inegavelmente a missão do Board, e estamos comprometidos a levar à frente esse legado", declarou.

Dantas ressaltou que as operações da ONU - cruciais para o enfrentamento de desafios globais, como pobreza, fome, desigualdades e crise climática - necessitam de sistemas íntegros e fortes como suporte e afirmou que o Conselho de Auditores possui um papel fundamental para assegurá-los. Ele pontuou, ainda, que o início do mandato do TCU não apenas aumenta a responsabilidade do Tribunal, mas também traz novas oportunidades aos auditores.

"O TCU sempre esteve comprometido com os mais altos padrões de transparência, eficiência e accountability. Nossos auditores se prepararam para essa missão, aprendendo e internalizando nossa responsabilidade de assegurar o uso apropriado dos fundos das Nações Unidas em projetos e operações globais. Vamos trabalhar juntos para fomentar um ambiente de integridade, inovação e inclusão", concluiu o ministro.

Durante a 78ª Sessão do Conselho de Auditores, foi realizada a assinatura de seu relatório anual, que será encaminhado ao Comitê de Assuntos Orçamentários. Neste ano, o Board auditou e revisou a operação de 18 entidades. As informações detalhadas sobre os achados do Conselho podem ser conferidas aqui.

Primeira missão

Também nesta semana, terá início a primeira missão internacional do Tribunal como membro do Conselho de Auditores da ONU. De quarta-feira (24/7) até o dia 7 de agosto, uma equipe do TCU estará na Pristina, capital do Kosovo, para verificar a atuação da missão de paz das Nações Unidas naquele país.

O Brasil foi eleito para compor o Board of Auditors em novembro de 2023, por aclamação. Na ocasião, o presidente Bruno Dantas ressaltou como a vitória fortalece o país no contexto internacional.

Para atuar no Conselho de Auditores na ONU, o TCU criou a Secretaria de Controle Externo da Organização das Nações Unidas (SecexONU), unidade especializada dedicada a essa jornada. A unidade reúne cerca de 70 auditores do TCU, da Controladoria-Geral da União (CGU) e de tribunais de contas dos estados, Distrito Federal e municípios (TCEs). A equipe também conta com três representantes em Nova Iorque, para a interlocução direta com a ONU: Maurício Wanderley, diretor de Auditoria Externa, Ana Paula Sampaio, secretária-geral de Controle Externo, e Tiago Dutra, vice-diretor de Auditoria Externa.

Criado em 1946, o Conselho de Auditores da ONU é responsável por conduzir auditorias internas nas finanças das entidades das Nações Unidas, de seus fundos, programas e missões de paz. Seu corpo de profissionais faz recomendações para aprimorar o gerenciamento de recursos e a governança. O Conselho conta com três membros, que atualmente são China, França e Brasil.

Protagonismo internacional

O assento conquistado pelo Brasil no Conselho de Auditores da ONU reforça o protagonismo que o país e o TCU vêm assumindo mundialmente nos últimos anos.

A Corte de Contas brasileira preside a Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai) desde 2022. A organização promove o aprimoramento das práticas de auditoria governamental em todo o mundo, e é composta por 196 instituições de controle de diferentes países.

Além disso, o TCU também preside o SAI-20, grupo de engajamento do G-20, e a Organização das Instituições Superiores de Controle da América Latina e do Caribe (OLACEFS).

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – IG/va

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300