Centro Cultural TCU promove debate sobre estéticas negras e show de Ellen Oléria
Roda de conversa e apresentação musical abertas ao público ocorrem no dia 6 de dezembro e integram o programa da exposição" Línguas africanas que fazem o Brasil"
Por Secom
Refletir sobre as contribuições das estéticas negras, do fazer têxtil e da moda como campo de produção cultural e política no Brasil é a proposta da roda de conversa "Corpos que criam: moda, imagem e memória nas artes afro-brasileiras". O evento será realizado no Centro Cultural TCU, em Brasília, no dia 6 de dezembro, às 15h30.
O encontro reúne as pesquisadoras e criadoras Carol Barreto e Hanayrá Negreiros, com mediação da professora do Instituto Federal de Brasília (IFB) Moema Carvalho. A atividade integra a programação da exposição "Línguas africanas que fazem o Brasil", em cartaz no CCTCU até 18 de janeiro.
As participantes são referências na investigação e criação de poéticas que reposicionam o corpo negro, suas narrativas e formas de expressão no universo da arte e da moda. A conversa aproxima o público de práticas e saberes que articulam memória, ancestralidade e produção estética, reafirmando o papel da moda como linguagem cultural e política.
Depois a conversa, às 18h30, a cantora e compositora brasiliense Ellen Oléria se apresenta combinando ritmos brasileiros, referências contemporâneas e performances marcadas por força vocal, presença cênica e celebração das culturas negras brasileiras.
A participação na roda de conversa e no show é gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. A retirada de ingressos será feita pelo Sympla em três lotes nos dias 28 de novembro; 2 de dezembro; e 4 de dezembro, a partir das 18h. A classificação etária do show é 18 anos. Maiores de 14 anos podem entrar acompanhados dos responsáveis.
Corpos que criam
A artista e designer Carol Barreto, idealizadora do conceito de modativismo, articula moda, política e ancestralidade em criações que evidenciam a potência decolonial dos fazeres manuais e o enlace entre moda, política e ativismo antirracista. Ela é artista multidisciplinar, designer de moda e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A curadora Hanayrá Negreiros aproxima o estudo das vestimentas das histórias da arte e das religiosidades afro-diaspóricas, entendendo o vestir como gesto político e linguagem cultural. Ela é pesquisadora e escritora, doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A mediação será realizada pela professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) Moema Carvalho, pesquisadora em direitos humanos, gênero e raça.
Show com Ellen Oléria
O show da cantora Ellen Oléria começa às 18h30 e celebra os 25 anos de carreira da artista e as culturas negras brasileiras.
Sobre a exposição
A mostra "Línguas africanas que fazem o Brasil" é uma realização do Centro Cultural TCU em parceria com o Museu da Língua Portuguesa. Em cartaz até 18 de janeiro de 2026, reúne obras, objetos e instalações que evidenciam a influência das línguas e culturas africanas na formação do português falado no Brasil e em diversas expressões culturais.
Serviço
Roda de conversa "Corpos que criam: moda, imagem e memória nas artes afro-brasileiras"
Data: 6 de dezembro, às 15h30
Show com Ellen Oléria, às 18h30
Ingressos gratuitos: distribuídos pelo Sympla, em três lotes (28/11, 2/12 e 4/12)
Local: Centro Cultural TCU - Setor de Clubes Sul, Trecho 3 - Brasília (DF)
Entrada franca | Classificação 18 + (maiores de 14 anos acompanhados dos responsáveis)
Retire seu ingresso pelo Sympla
Exposição Línguas africanas que fazem o Brasil
Visitação: segunda a domingo, das 9h às 18h
Agendamento de visitas educativas: (61) 3527-5221 | programaeducativo@tcu.gov.br