Desafios para Olimpíada reúnem gestores e tribunais de contas em debate público no Rio
Evento Desafios para o sucesso das Olimpíadas Rio 2016 – realização e legado
Por Secom
Mundial de natação na Rússia, Pan no Canadá. A um ano da Olimpíada no Rio de Janeiro, o esporte ganha atenção mundial. E o Brasil tem muito o que preparar – e não se trata só de obras e de instalações esportivas. As ações para desenvolvimento de esporte de alto rendimento e a definição de uso das instalações pós-jogos ainda apresentam deficiências.
Para discutir essas questões, os ministros do Esporte, George Hilton, e do Turismo, Henrique Alves, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Nuzman, reúnem-se no dia 13 de agosto no Rio de Janeiro em encontro aberto ao público. Os presidentes do TCU, Aroldo Cedraz, do TCE-RJ, Jonas Lopes, e do TCM-RJ, Thiers Vianna, abrem o Diálogo Público Desafios para o sucesso das Olimpíadas Rio 2016 – realização e legado.
Legado
A Copa do Mundo acabou e o legado para o País mostra-se menor do que o esperado. Para o ministro Augusto Nardes, que falará sobre relação entre competitividade econômica e esportiva, os trabalhos do TCU apontam risco de que o mesmo aconteça após os jogos olímpicos.
Dentre os projetos prometidos como benefício e que devem ficar para depois, o que mais chama a atenção é a despoluição da Baía de Guanabara. Foi firmado compromisso de coleta e tratamento de 80% de todo o esgoto até 2016, mas as medidas até agora têm sido emergenciais. Sobre isso, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro determinou correções em editais para a contratação das ecobarreiras, usadas para impedir que o lixo caia na baía, e, assim, viabilizar as competições.
No caso da Copa de 2014, das 26 obras previstas em aeroportos, 14 foram concluídas até o início do mundial. Dos 35 projetos de mobilidade urbana para as capitais, apenas seis foram concluídos até o início do campeonato. Em relação às obras de infraestrutura turística, apenas um dos 39 contratos estava concluído em 2014.
A falta de planejamento está na raiz dos problemas, segundo Nardes, que aponta também necessidade de maior articulação governamental para promoção do esporte e formação de novos atletas.
Desafios para o sucesso das Olimpíadas Rio 2016 – realização e legado Data: 13 de agosto de 2015, das 14h às 18h Local: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Praça da República, 54/56 Centro - Rio de Janeiro – RJ Inscrições e programação: portal do TCU -www.tcu.gov.br/dialogo-publico Acesse: www.fiscalizario2016.gov.br Secom/TCU