Notícias

Equipes de fiscalização financeira concluem primeiro ciclo de auditorias na ONU

Auditores do Projeto AuditaONU avaliaram uso de recursos públicos em nove entidades das Nações Unidas. Cerca de 50 auditores brasileiros participaram

Por Secom

As equipes de auditoria financeira do Projeto AuditaONU concluíram, entre abril e maio, a etapa de execução em campo da missão final do primeiro ciclo de auditorias nas entidades das Nações Unidas. Cerca de 50 auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e de tribunais de contas estaduais e municipais participaram dessa última etapa do primeiro ciclo.

A ação integra os trabalhos conduzidos pelo Conselho de Auditores da ONU, do qual o Brasil, representado pelo TCU, faz parte, e tem como objetivo avaliar a regularidade das contas, o uso eficiente dos recursos públicos internacionais e a conformidade com princípios de governança, integridade e accountability.

Além da auditoria financeira, foram realizadas auditorias de gestão nesse primeiro ciclo com a participação de auditores de diferentes áreas do TCU.

Foi muito gratificante terminar esse primeiro ciclo ouvindo dos próprios gestores da ONU várias manifestações de reconhecimento da competência e do profissionalismo das nossas equipes. Em breve a entrega dos relatórios consolidará o protagonismo do TCU no cenário internacional, fruto do trabalho de uma equipe de auditores altamente qualificada. Com responsabilidade técnica e atuação colaborativa e propositiva, o TCU reafirma o compromisso do Brasil com a boa governança e a gestão responsável de recursos públicos internacionais,” destacou o dirigente do TCU Maurício Wanderley.

Os relatórios finais das auditorias já foram elaborados e estão em fase de revisão pelo Comitê de Operações de Auditoria (Audit Operations Committee – AOC) do Conselho. Esse comitê é composto por representantes do Brasil, China e França.

Confira alguns números e destaques desta etapa do ciclo de auditorias:

•    9 entidades auditadas.

•    Cerca de 50 auditores envolvidos, representando 13 instituições brasileiras de controle, entre elas o TCU, a CGU e Tribunais de Contas estaduais e municipais.

•    Mais de 120 bilhões de dólares de ativos auditados com foco na transparência, economicidade e aplicação correta de recursos públicos internacionais.

As auditorias foram realizadas nas seguintes organizações: Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres); Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF);  Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC); Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV); Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); Fundo de Pensão das Nações Unidas (UNJSPF); Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR); Mecanismo Internacional Residual para Tribunais Penais (IRMCT); e Universidade das Nações Unidas (UNU).

As equipes, que contam com auditores de diferentes regiões do país, foram coordenadas por um supervisor e um líder de equipe do TCU.

Conselho de Auditores da ONU

Em julho de 2024, o Brasil, representado pelo TCU, assumiu mandato no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao lado das instituições superiores de controle (ISC) da França e da China, a Corte de Contas brasileira realiza auditoria externa das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz. O trabalho também inclui a emissão de recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.

Leia também:  Brasil assume posição no Conselho de Auditores da ONU, em Nova Iorque 

Tribunal participa da primeira reunião como membro do Conselho de Auditores da ONU 

Auditoria fortalece ações do Unicef em prol de crianças em situação de risco   

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – DG/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br