Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Exposição “A Parte Pelo Todo”, de Lucas Dupin, está em cartaz no Centro Cultural TCU

Com curadoria de Cinara Barbosa, a mostra apresenta mais de 100 obras produzidas em diferentes linguagens, como instalações, objetos, aquarelas, vídeos e fotografias
Por Secom TCU
24/03/2023

Categorias

  • Cultura

IMG_9837.JPG

O Centro Cultural TCU (CCTCU) abre a mostra “A Parte pelo Todo”, de Lucas Dupin, para visitação a partir de hoje (23/3). Com curadoria de Cinara Barbosa, a exposição é composta de 13 séries de trabalhos, com mais de 100 obras em diferentes linguagens produzidas entre 2008 e 2022. São instalações, objetos, aquarelas, vídeos, fotoperformances e fotografias. 

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, fez a abertura da cerimônia de inauguração da mostra, realizada nesta quarta-feira (22/3). “Esta noite é especial porque nos reunimos para celebrar a beleza e o poder da arte que podem ser apreciados por meio dos trabalhos do artista Lucas Dupin, organizados por Cinara Barbosa, curadora que é grande parceira do nosso centro cultural, e com a produção dedicada dos servidores desse espaço. Obras como as que veremos hoje requerem uma combinação de talento e detalhes que incluem cores, texturas, formas e emoções”, disse o ministro. 

"A Parte Pelo Todo” é a maior exposição individual já realizada por Lucas Dupin e a primeira composta exclusivamente por obras do artista na capital federal. “A mostra apresenta um recorte de trabalhos produzidos a partir de 2008, há um arco temporal muito significativo. Convido todos a olharem como as obras, apesar das suas diferenças, conversam. E como o tempo, sobretudo o tempo nosso de vida, não é linear – uma coisa conversa com a outra apesar da distância temporal. E isso está na exposição, mas também está na vida de qualquer um. Daí a potência de uma exposição como essa, que vai repercutir nas várias escolas que vão visitar esse espaço, nos próprios servidores, nas pessoas que circulam aqui no centro cultural”, disse o artista.

Dupin ressaltou a importância de espaços públicos como o CCTCU, que permitem o acesso da população à arte. “O CCTCU tem um programa educativo com uma equipe incrível, que consegue mobilizar e trazer escolas, pessoas para cá e isso é fundamental porque vai repercutir daqui a décadas. Eu fui uma dessas pessoas. Pude me transformar e hoje ser artista porque tinha um centro cultural perto de casa. Isso é muito simbólico”, destacou.

 visitação está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.  Para escolas, é necessário agendamento prévio. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre para todos os públicos.

Participações

A cerimônia que marcou a inauguração da mostra “A Parte Pelo Todo” contou com a presença do ministro do TCU Walton Alencar, da procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU), Cristina Machado, do subprocurador-geral do MPTCU Paulo Soares Bugarin, do procurador do MPTCU Rodrigo Medeiros de Lima, dos secretários-gerais de Controle Externo, Ana Paula Sampaio, da Presidência, Frederico Carvalho Dias, e de Administração, Marcio Albuquerque, do chefe de Gabinete da Presidência do TCU, Maurício Wanderley, do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, da curadora da mostra, Cinara Barbosa, da presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, do presidente do Conselho Curador do CCTCU, Ricardo Ohtake, e das representantes do Conselho Curador do CCTCU Keyna Eleison e Cecília Mori.

A exposição

A mostra traz um recorte recente da obra do artista multidisciplinar, resultado de diferentes pesquisas e linguagens. O ponto de partida é o diálogo e a produção a partir dos contextos e recursos que se materializam em direção à simplicidade dos materiais e gestos empregados.

IMG_9769.JPGAs obras abordam a relação entre partes que se articulam, integram e dão significado ao todo. Exemplo é a instalação Jardins Suspensos, série em que fragmentos de calçadas de pedras portuguesas são suspensas por fios de nylon. A mesma pedra é um elemento das fotoperformances “pedra/ouro” e “pedra/carne”, ambas da série Equivalências, que discutem, por meio de pequenas trocas simbólicas, o passado impregnado neste tipo de calçamento. “A Parte Pelo Todo” é também o título de um livro lançado recentemente por Lucas Dupin. 

As temáticas abordadas em “A Parte pelo Todo” guardam relação com pelo menos dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sua Agenda 2030. São eles: ODS 11 – “Cidades e comunidades sustentáveis”; e ODS 12 – “Consumo e produção responsáveis”.

Lucas Dupin

Nascido em Belo Horizonte, em 1985, é mestre e bacharel em Artes Visuais pela UFMG. Nos últimos 15 anos, tem realizado exposições individuais e coletivas promovidas por instituições como Bienal do Mercosul, Instituto Tomie Ohtake, Funarte, além de já ter participado de mais de uma dezena de importantes premiações e residências artísticas no Brasil e no exterior como, por exemplo: Bolsa Pampulha, Pivô, FAAP, FUNDAJ e The Banff Centre. Ministra cursos e participa de júris de seleção de artes com frequência desde 2008, além de ser um dos curadores e coordenadores do Fórum de Fotoperformance. Publicou em 2022 seu primeiro livro monográfico, que reúne uma seleção de obras e textos inéditos escritos pelos curadores Cauê Alves e Élise Girardot. Vive e trabalha em Belo Horizonte e São Paulo.

Cinara Barbosa

É professora adjunta do Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília (UnB), curadora e pesquisadora de arte contemporânea brasileira. Idealizou e coordena o Plano das Artes, projeto voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do sistema das artes, que envolve circuitos por espaços autônomos de arte do Distrito Federal, a formação de arte-educadores e a produção artística. Foi diretora e curadora do Elefante Centro Cultural (DF). Homenageada pelo Prêmio Vera Brandt 2019, foi membro do comitê de indicação do Prêmio Pipa 2019 e 2022. Em suas pesquisas, interessa-se por produções artísticas de revisitação crítica à história da arte, poéticas arquivísticas, de coleção e de memória. Entre suas pesquisas mais recentes, decorrentes de estudos curatoriais, está a mediação educativa em espaços expositivos associada às práticas institucionais.

Serviço

Mostra “A Parte Pelo Todo”, de Lucas Dupin

Curadoria:  Cinara Barbosa

Visitação: até 19 de agosto. Segunda a sexta, das 9h às 18h.

Visitação para escolas: de segunda a sexta, mediante agendamento

Onde: Galeria Marcantonio Vilaça, Centro Cultural TCU

Telefone: (61) 3527-5221

Entrada gratuita

Classificação indicativa:  livre para todos os públicos

Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, Trecho 3, Lote 3, Brasília - DF
 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300