Exposição Cenas Brasileiras é prorrogada até 5 de outubro no Centro Cultural TCU
Mais de 10 mil visitantes já passaram pela exposição, que reúne 55 obras de 14 artistas modernistas, entre eles Candido Portinari e Tarsila do Amaral
Por Secom
Tendo o olhar sensível de Candido Portinari como fio condutor e uma ideia de Brasil moderno como pano de fundo, a exposição "Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva" foi prorrogada para 5 de outubro.
Ao todo, mais de 10 mil visitantes já conferiram de perto 55 obras de 14 artistas modernistas, entre eles o próprio Portinari, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Cícero Dias e Salvador Dalí. A mostra é a segunda maior já produzida no Centro Cultural TCU, ficando atrás apenas da exposição "Leonardo da Vinci: a natureza da invenção", realizada em 2015.
Entre os trabalhos, estão obras que são exibidas ao público pela primeira vez depois de anos guardadas no acervo do Museu de Valores do Banco Central, incluindo seis telas de grandes dimensões de Portinari.
Parte das comemorações dos 135 anos do Tribunal de Contas da União (TCU) e instalada na Galeria Marcantonio Vilaça, a exposição abre todos os dias, de segunda a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita e classificação livre.
É possível ainda agendar visitas mediadas para o público espontâneo ou grupos, por meio do telefone (61) 3527-5221 ou pelo e-mail programaeducativo@tcu.gov.br.
A exposição conta com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio do Sindicato dos Servidores do Legislativo e Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e do Projeto Portinari.
Exposição
Do Brasil trabalhador, passando pelo país reinventado por cores, formas e afetos, e chegando à nação das festas e do samba, cada artista que compõe a mostra propõe uma possibilidade de ser brasileiro, revelando narrativas que atravessam tempo e espaço.
Organizados em quatro núcleos temáticos - Paisagem, Urbano, Corpo e Modernismos ", os trabalhos revelam a forte conexão entre a arte modernista brasileira e as vanguardas europeias. Contudo, provam que os artistas absorveram essas referências sem deixar de lado a cultura local e seu tempero.
E quem conduz o espectador por essa viagem é Candido Portinari, um dos mais importantes nomes da arte brasileira. Além das telas em grandes dimensões, o público pode conferir detalhes da produção artística do paulista por meio da instalação Carrossel Raisonné, do Projeto Portinari.
Ao todo, são mais de nove horas de projeção contínua, apresentando, em ordem cronológica, especificidades dos desenhos e pinturas de Portinari. Os direitos da obra foram cedidos ao TCU por João Candido Portinari, filho do pintor.
SERVIÇO
Exposição "Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva¿
Prorrogada até 5 de outubro de 2025
Centro Cultural TCU - Instituto Serzedello Corrêa (ISC) | Escola Superior do TCU
Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Polo 8, Lote 3 - Brasília (DF)
Visitação: todos os dias, das 9h às 18h
Entrada franca | Classificação livre
Secom - AM/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br