Golpes digitais em idosos: TCU quer ouvir o cidadão
Tribunal disponibiliza questionário on-line para ouvir a pessoa idosa, familiares e cuidadores sobre tentativas de golpes e uso seguro da internet
Por Secom
O Tribunal de Contas da União (TCU) quer ouvir pessoas idosas, seus familiares e cuidadores sobre golpes digitais aplicados por telefone, mensagens eletrônicas ou aplicativos móveis. A partir desta segunda-feira (21/7), está disponível questionário on-line elaborado pelo Tribunal para entender como cidadãos com 60 anos ou mais percebem esse tipo de crime e a segurança digital.
A iniciativa integra a auditoria operacional "Pessoa idosa mais segura – proteção contra golpes digitais", que pretende avaliar a atuação de órgãos e entidades públicas federais no enfrentamento a esses golpes. A auditoria também busca propor melhorias nos mecanismos de proteção e canais de denúncia.
Como participar
Para responder ao questionário, basta acessar este link e seguir as instruções disponíveis na página. A participação é anônima e as perguntas abordam principalmente os hábitos digitais do respondente e situações em que possa ter havido tentativas de golpe.
O questionário é voltado para pessoas idosas a partir de 60 anos, mas também pode ser respondido por familiares, responsáveis ou cuidadores.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Ouvidoria do TCU por meio dos canais disponíveis na página.
--------------------------------------------------------------------------
SERVIÇO
Secom – LB/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br