Pular para o conteúdo principal

Notícias

Instituição de controle de Moçambique visita TCU para intercâmbio técnico

Presidente e conselheira da instituição de controle moçambicana foram recebidas pelo ministro Benjamin Zymler. Elas conheceram iniciativas do TCU voltadas a participação cidadã, meio ambiente e uso de tecnologia

Por Secom

fotos da reuião

O Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu, nesta segunda-feira (8/12), a presidente da instituição superior de controle (ISC) de Moçambique, Ana Maria Bié, e a juíza-conselheira Ana Maria Marla para agenda de intercâmbio institucional e técnico. Durante o encontro no gabinete do ministro Benjamin Zymler, Ana Maria Bié destacou o interesse da ISC em fortalecer a formação de seu corpo técnico e ampliar a cooperação com o TCU: "Queremos fazer valer essa parceria, porque temos muito a ganhar, especialmente ao capacitar um número maior de equipes e acelerar a consolidação do nosso Tribunal de Contas."

Zymler apresentou o modelo brasileiro de controle externo e explicou a posição singular do TCU na estrutura do Estado. "O Tribunal de Contas não é um órgão do Poder Judiciário, e nossas decisões não fazem coisa julgada", observou. "Do ponto de vista material, porém, há grande respeito pelas conclusões do TCU", completou, ao comentar a influência das decisões do Tribunal na administração pública.

foto da reunião

Em seguida, a delegação participou de reunião com representantes de áreas técnicas, que apresentaram a organização administrativa, projetos de inovação e estratégias de aproximação com a sociedade. Foram abordados o projeto ClimateScanner, o Painel Clima Brasil, o uso de inteligência artificial em soluções como o CoPilotTCU e o ChatTCU, além de iniciativas de engajamento de jovens, como o concurso de vídeos no TikTok para universitários.

O chefe do Serviço de Participação Cidadã, Aurélio Toaldo Neto, ressaltou a mudança de postura do Tribunal em relação ao público externo. "Sempre pedimos insumos ao cidadão, mas agora buscamos relacionamento, e não apenas comunicação. É fundamental garantir clareza, objetividade e devolver ao cidadão o resultado daquilo que ele contribuiu", explicou.

A auditora-chefe adjunta da área de sustentabilidade, Cynthia Berberian, dialogou com as visitantes sobre participação social no planejamento das auditorias e sobre a integração entre comunicação e áreas técnicas. Já o diretor da área ambiental, Fernando Simões, apresentou a experiência do TCU em auditorias sobre desmatamento, governança climática e financiamento na área ambiental. "A especialização das unidades permite aprofundar temas complexos e entregar trabalhos que contribuem mais para o cidadão e para os gestores públicos", comentou Simões.

foto da sessão plenária

Ao final da programação, a comitiva acompanhou a última sessão plenária do ano, conhecendo a dinâmica de julgamento colegiado e os mecanismos de transparência adotados pelo TCU. Esta foi a quarta visita do ano de representantes da ISC de Moçambique à Corte de Contas.

Serviço

Secpm - MP/va

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo