Notícias

Ministro Vital do Rêgo participa de reuniões na Romênia

Presidente do TCU e da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), Vital do Rêgo encontrou-se com autoridades romenas na semana passada

Por Secom

Abertura_PAS 1 a.jpg

Na semana passada, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), ministro Vital do Rêgo, esteve em Bucareste, capital da Romênia, para uma série de reuniões. Na terça-feira (1º/4), ele fez a abertura do Encontro do Subcomitê de Auditoria Operacional (PAS), que compõe o Comitê de Normas Profissionais (PSC) da INTOSAI. O TCU é vice-presidente do PSC.

O encontro do PAS é realizado de forma presencial anualmente, e o subcomitê se reúne em outras ocasiões de forma virtual. O objetivo é fortalecer o compartilhamento de conhecimento e experiências entre as instituições superiores de controle (ISC), discutir os projetos do subcomitê e explorar temas relacionados à auditoria de desempenho.

No discurso de abertura, o presidente enfatizou que o encontro oferece oportunidade para o compartilhamento de conhecimento e a troca de experiências e boas práticas entre as ISC. Ele ressaltou a importância do Plano de Desenvolvimento Estratégico da INTOSAI e os avanços promovidos desde a última reunião do PAS, realizada na Geórgia, em 2024. “O desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico, guias de planejamento de impacto e a integração da inteligência artificial nas auditorias são claros indicadores de nosso compromisso com a inovação”, pontuou Vital.

O ministro reafirmou o compromisso da Corte de Contas brasileira com o subcomitê. “O TCU possui longa trajetória de engajamento neste subcomitê e continua plenamente comprometido em colaborar, compartilhar conhecimento e apoiar iniciativas de fortalecimento das capacidades das instituições de controle”, disse.

Na reunião do PAS, o auditor Vitor Machado Ferreira, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU (Setid), fez uma apresentação do e-Controle, ferramenta cujo objetivo é centralizar informações estratégicas e facilitar a tomada de decisões, tornando o processo de fiscalização mais ágil e preciso.

Reuniões com autoridades romenas

O presidente Vital do Rêgo também participou de audiências com o primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, com o vice-presidente do Senado, Robert Cazanciuc, e com o presidente da Câmara dos Deputados daquele país, Ciprian-Constantin Șerban.

Presidente Vital do Rego e o primeiro-ministro da Romenia_ Marcel Ciolacu 1 a.jpg

Nas agendas, o ministro falou da importância das relações comerciais entre Brasil e Romênia, e com o Mercosul. O ministro destacou a relevância das instituições de controle, sobretudo neste momento em que as eleições na Romênia se aproximam. Ele ressaltou, ainda, a necessidade do diálogo institucional e da cooperação entre os países e apresentou o papel estratégico da INTOSAI para a promoção da boa governança.

Encontro com o vice-presidente da Camara dos Deputados_ Daniel Suciu 1 a.jpg

Cooperação entre as Cortes de Contas

O ministro Vital do Rêgo reuniu-se com o presidente da Corte de Contas romena, Mihai Busuioc. As tendências em auditoria governamental e o uso de novas tecnologias no controle externo, a exemplo de ferramentas de inteligência artificial, foram alguns dos temas abordados no encontro.

Reuniao com o presidente e conselheiros da Corte de Contas romena 1 a _1_.jpg

O presidente Vital do Rêgo apresentou iniciativas da presidência brasileira na INTOSAI, como o ClimateScanner e ações relacionadas à transição energética, a exemplo do Guia Prático de Transição Energética, lançado em novembro de 2024 durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29). O ministro também falou sobre ações de combate à pobreza e contra fraudes e corrupção.

Na ocasião, foi assinado Memorando de Entendimento que prevê o compartilhamento de informações e experiências técnicas entre as duas instituições superiores de controle (ISC). “Espero que este documento fortaleça a colaboração em áreas estratégicas como energia, combate à pobreza, proteção ambiental e inteligência artificial. Nosso objetivo é ampliar a troca de experiências entre os profissionais das instituições. Como parte desse esforço, vamos compartilhar com a Corte de Contas romena o código-fonte do ChatTCU, nossa ferramenta de inteligência artificial generativa”, disse o ministro.

Mihai Busuioc destacou a importância da cooperação com o Brasil. “Comunicaremos aos colegas brasileiros nossa experiência em áreas como energia, acesso à água e esgoto e combate à poluição. Apreciamos a ferramenta ClimateScanner para monitorar o impacto das políticas ambientais e considero que esta visita fortalece a colaboração com a ISC do Brasil e o perfil internacional da Corte de Contas da Romênia”, observou.

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – AW/pc 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br