Pular para o conteúdo principal

Notícias

Museu do TCU lança catálogo que celebra os 135 anos da Corte

Durante lançamento, no dia 26 de novembro, historiadora Carolina Kuk ministra palestra sobre memória institucional. A seguir, público conta com visita mediada à exposição em cartaz no Centro Cultural TCU

Por Secom

O Museu do Tribunal de Contas da União Ministro Guido Mondin promove, no dia 26 de novembro, o lançamento do catálogo da exposição "TCU em dois tempos: 135 anos de história". Na ocasião, o público participará de programação integrada que inclui abertura institucional, seguida de fala do diretor da unidade do TCU especializada em educação, cultura, esporte e direitos humanos, Thiago Izzo Storch, e de palestra da historiadora Carolina Kuk, que abordará formas de transformar acervos institucionais em narrativas públicas.

Após as apresentações, haverá sessão de perguntas e respostas, visita mediada à exposição atualmente em cartaz no Centro Cultural TCU e um momento final de coffee break e networking.

A programação está marcada para começar às 14h, no Anfiteatro do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) e, depois, no Museu do TCU. O evento é aberto ao público e a participação é gratuita mediante inscrição no link abaixo.


Inscreva-se aqui e participe!

Do institucional ao social

Historiadora formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Carolina Kuk especializou-se ao longo da carreira em memória institucional e empresarial.

Para o lançamento do catálogo, ela vai ministrar a palestra "Memória institucional: como transformar acervos em narrativas públicas". Mais do que definir o que é memória institucional e documento histórico institucional, Kuk destacará os valores estratégicos desses registros para a identidade e a reputação das organizações. Também explicará como tais projetos fortalecem a transparência, governança e engajamento social.

Construção coletiva

A mostra "TCU em dois tempos: 135 anos de história" constitui retrospectiva da trajetória da centenária Corte e, também, um reflexo do contínuo compromisso do Tribunal com a administração pública e com o futuro do Brasil.

O projeto propõe um encontro entre passado e presente, em uma travessia que parte do Rio de Janeiro, onde o TCU teve sua primeira sede, e chega a Brasília, coração do país e símbolo da modernidade institucional.

A narrativa é contada por meio de objetos que contêm memórias: canetas, lápis, máquinas de escrever e outros equipamentos que passaram pelas mãos das milhares de pessoas que fizeram parte da instituição - uma construção coletiva que atravessa gerações.

O catálogo compila o trabalho desenvolvido pelas equipes de museologia, conservação e restauro, história, educação e produção do Centro Cultural TCU e do Museu do TCU.

Assim como a mostra, a publicação refaz essa linha do tempo, mostrando como a Corte tem atuado para aprimorar a administração pública e contribuir com a vida dos cidadãos, destacando seu legado por meio de peças que resistiram ao tempo.


Inscreva-se.

SERVIÇO:

Lançamento do catálogo da exposição "TCU em dois tempos: 135 anos de história"

Data: quarta-feira, 26 de novembro

Horário: das 14h às 17h

Local: Anfiteatro do Instituto Serzedello Corrêa e Museu do TCU

Secom - NCom/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo