Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Presidente Bruno Dantas recebe grupo de jornalistas negros

Encontro busca fortalecer o relacionamento com esses profissionais da imprensa, que ainda são minoria nas redações brasileiras
Por Secom TCU
06/09/2024

Categorias

  • Administração

53971536256_bf9d4441bb_o.jpg

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, concedeu entrevista coletiva, nesta quarta-feira (4/9), a 11 jornalistas negros, na sala de conferências da Corte de Contas. O encontro é resultado da intenção de fortalecer o relacionamento com esses profissionais da imprensa, que ainda são minoria nas redações brasileiras.

Dantas explicou ao grupo como é a estrutura e o funcionamento do Tribunal. O ministro também citou e detalhou alguns dos principais pilares de atuação do TCU nos últimos anos, parte dos quais constituem legados de sua gestão na presidência (2023-2024).

Entre os temas abordados, o ministro citou o maciço investimento em tecnologia, ampliação e fortalecimento das relações exteriores do Tribunal, investimento em programas internos voltados para diversidade e inclusão, e a atuação da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso).

Na área de tecnologia, Dantas destacou a relevância de treinar os 1.600 auditores para operarem novas tecnologias. Ele explicou que o ChatTCU, assistente virtual baseado em Inteligência Artificial (IA) generativa, tem a capacidade de ler peças processuais e extrair o que há de mais relevante nos documentos. “Já o robô ALICE (Análise de Licitações e Editais) também se baseia em IA e é conectado ao sistema de compras do governo federal. Ele faz análise de licitações e contratos, buscando inconsistências que ensejem a abertura de fiscalizações” acrescentou.

No campo das relações internacionais, o presidente ressaltou a importância do intercâmbio de experiências e boas práticas entre instituições superiores de controle (ISC) de diferentes países. Por meio da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI) – que é presidida pelo TCU e congrega 195 membros –, disse, o Tribunal leva contribuições a instituições de outros países, especialmente da América Latina, do Caribe e de países africanos. Por outro lado, também amplia a voz das ISC perante a comunidade internacional, de forma a reforçar seu papel no fornecimento de análises técnicas para subsidiar o processo de tomada de decisão dos governos, em temas globais importantes.

Dantas citou, ainda, a relevância da recente entrada do TCU no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ações afirmativas

A atuação da SecexConsenso, criada no início da gestão Dantas na presidência, também foi abordada. O ministro ressaltou que a estrutura foi criada para dar vazão à reestruturação de contratos problemáticos, de forma a atender ao interesse público no menor prazo. Dantas explicou, ainda, os detalhes sobre como cada acordo é conduzido na secretaria e afirmou que ela é a mais importante novidade no direito administrativo brasileiro dos últimos 30 anos. O ministro informou aos jornalistas sobre o Portal da Consensualidade e Transparência do TCU, criado recentemente para conferir mais transparência aos processos da SecexConsenso.

Quanto à pauta de diversidade e inclusão, o ministro apontou a criação e atuação da Secretaria de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável (SecexDesenvolvimento) e do Comitê Técnico de Equidade, Diversidade e Inclusão (CTEDI) como marcos importantes do investimento da Corte de Contas em programas e práticas de diversidade e inclusão. Nesse sentido, mencionou um programa de intercâmbio de mulheres de países de Língua Portuguesa, a política de combate ao assédio moral e sexual no TCU, a adesão ao selo PNUD de igualdade de gênero, bem como algumas das últimas ações afirmativas em prol da equidade racial no Tribunal.

Uma delas, disse, é a portaria que será assinada reservando 40% de vagas para negros no programa de estágio do TCU. No mesmo sentido, a outra é a reserva de 40% das vagas do mestrado do Instituto Serzedello Corrêa em Controle Externo para candidatos negros.

A jornalista da GloboNews Karla Lucena agradeceu ao presidente pela disponibilidade e falou em nome dos colegas presentes.

53971774353_ccc60a18b4_o.jpg

"Este grupo nasceu de uma necessidade, ao observarmos que havia poucos colegas pretos sendo chamados para cafés, na administração pública em geral. Entendemos que aquilombar-se é necessário. Precisamos dialogar sobre a nossa presença e vocês precisam nos conhecer para mostrarmos que podemos ocupar esses espaços”, disse ela.

Segundo o ministro, é necessário abordar o tema da equidade racial nos ambientes, dado que é uma questão estrutural no país.

53970651982_abebe0da3b_o.jpg

“Acho que precisamos falar muito sobre esses déficits que a estrutura social brasileira cria e pereniza, porque é preciso que o debate incomode quem não vê, e que haja compreensão de que isso é um problema e precisa ser trazido à tona. Agradeço a presença de vocês e fico à disposição para atendê-los”, afirmou. 

Participaram da coletiva o secretário-geral da Presidência, Frederico Dias, a secretária-geral de Controle Externo, Ana Paula Sampaio, o secretário-geral de Administração, Marcio de Albuquerque, a secretária de Desenvolvimento Sustentável, Vanessa Lopes, a secretária de Comunicação, Ana Cristina Novaes, e a chefe de Gabinete da Presidência, Elaine Souza.

Café com Jornalistas

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – IK/pc

Atendimento à imprensa - e-mail:imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300