Notícias

Programa Mulheres na Liderança inicia edição de 2024

Ação integra o Programa de Intercâmbio em Controle e Gestão Pública do Tribunal de Contas da União (ProInter-TCU), iniciativa do órgão à frente da INTOSAI

Por Secom

tcu_Header_Mulheres_Lideranca.jpg

Entre os dias 4 e 8 de novembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) promove a etapa de preparação para a edição de 2024 do Programa de Intercâmbio “Mulheres na Liderança”. A ação é destinada a mulheres que ocupam ou buscam ocupar cargos de liderança nas instituições superiores de controle (ISC) vinculadas à Organização das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC-CPLP) e à Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (OLACEFS).

O “Mulheres na Liderança” integra o Programa de Intercâmbio em Controle e Gestão Pública do Tribunal de Contas da União (ProInter-TCU), iniciativa do Tribunal à frente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI). No primeiro dia de reunião, foi realizada a apresentação geral do programa, conduzida pela coordenadora do Comitê Técnico de Equidade, Diversidade e Inclusão do TCU, Marcela Timóteo.

A secretária de Controle Externo da Função Jurisdicional do TCU, Tânia Pimenta, fez a abertura da reunião. “É um encontro muito especial, organizado por mulheres para mulheres. Essa segunda edição representa o movimento de cooperação internacional que o Tribunal vem tentando patrocinar e que tende a se fortalecer cada vez mais. O propósito da iniciativa é semear mudanças, ampliar ações de controle que busquem combater a violência contra a mulher e elevar as mulheres a cargos mais representativos, especialmente dentro do setor público”, avaliou. Para Pimenta, o projeto deve crescer com o tempo e contribuir ativamente para a agenda de gênero.

A segunda edição do projeto já foi ampliada. A participação passou de 15 para 40 mulheres de um ano para outro. Além disso, em 2023 o programa foi disponibilizado para auditoras das ISC de países da língua portuguesa. Neste ano, participam também integrantes das instituições de países da América Latina e Caribe.

No dia 5 de novembro, a programação conta com sessão de treinamento sobre o tema “Transversalização de Gênero: alinhamento conceitual e marcos normativos”, com a consultora junto ao TCU para Igualdade de Gênero e Diversidade, Vivian Souza. Os debates do dia 6 abrangem orçamentos sensíveis ao gênero no contexto de reformas de políticas orçamentais para promover a igualdade de gênero. Participam as especialistas de gênero do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Damaris Rosabal e Aroa Santiago.

No dia 7, as discussões são em torno de estudos de caso sobre o Selo de Gênero para Instituições Públicas nas regiões da América Latina e Caribe. Além de Rosabal, participa a coordenadora global do programa no PNUD, Ana Landa. Para encerrar a semana de reuniões, a coordenadora-estratégica da Comissão de Gênero, Inclusão e Diversidade da OLACEFS, María Lucrecia Pachano, e a coordenadora-técnica, María Graciela Otegui, comandam roda de conversa acerca de experiências sobre igualdade de gênero e não-discriminação.

A próxima etapa do curso será realizada entre 25 e 29 de novembro para capacitação e compartilhamento, do ponto de vista pessoal, dos desafios, impactos e conquistas no exercício da liderança. O encontro para consolidação das experiências e conhecimentos obtidos no curso será realizado em fevereiro de 2025. Na ocasião, será feita a publicação do relatório final do programa e o webinário de encerramento.

A primeira edição do programa foi realizada de forma presencial, em Brasília, em novembro de 2023. O encontro reuniu mulheres das instituições superiores de controle de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste para troca de experiências e debates sobre direitos humanos, equidade, diversidade e inclusão, liderança e orçamento sensível a gênero.

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – CB/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br