Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Regulação de mercado de capitais é discutido por TCU e BNDES

Presidentes das instituições participaram da mesa de abertura do seminário Mercado de Capitais Brasileiro. Evento, realizado nos dias 11 e 12, é transmitido ao vivo pelo canal do TCU no YouTube
Por Secom TCU
11/06/2018

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, e o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Dyogo Oliveira, participaram, na manhã desta segunda-feira (11), da mesa de abertura do seminário Mercado de Capitais Brasileiro.

O encontro, realizado na sede do TCU, em Brasília, aborda temas como a regulação e os desafios do desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil; os crimes contra o mercado; os controles institucionais da gestão pública no âmbito do mercado de capitais; governança corporativa e compliance.

O presidente do TCU iniciou seu discurso ressaltado que o mercado de capitais é um tema de total relevância em qualquer economia moderna. “ É um ambiente de negócios de suma importância para o avanço econômico e social do País. Particularmente, em um mercado cada vez mais globalizado”, afirmou Carreiro.

O presidente do TCU destacou ainda que a efetividade do BNDES Participações S.A. (BNDESPar) no fortalecimento do mercado e democratização do capital do BNDES é uma das ações que estão sendo acompanhadas de perto pelo TCU. “Equipes de fiscalizações têm buscado, nos últimos anos, intensificar o controle das operações que envolvam o mercado de capitais, notadamente, nas operações realizadas com grandes empresas”, disse o ministro- presidente.

Para finalizar, Raimundo Carreiro salientou que, por meio de suas fiscalizações, o Tribunal procura, também, ações transformadoras que contribuam com o aperfeiçoamento da administração pública em benefício de toda a sociedade. “Desde quando assumi esta Presidência, estabeleci, entre outras metas, reforçar o potencial das nossas fiscalizações, não se limitando apenas a verificação da correta aplicação dos recursos pelos gestores públicos e privados”, afirmou o presidente do TCU.

Pelo Tribunal também participaram da mesa de abertura o ministro Vital do Rêgo, o ministro-substituto Augusto Sherman Cavalcanti e o subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU Paulo Soares Bugarin. Além deles, o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, e o ministro de Estado substituto da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário.

O encerramento do seminário acontece na terça-feira (12). O encontro tem transmissão ao vivo por meio do canal do Tribunal no YouTube.

Veja como foi o primeiro dia do seminário:

 

Confira a programação.

Serviço:

Seminário Mercado de Capitais Brasileiro - Inscrições

Local: Auditório Ministro Pereira Lira – Tribunal de Contas da União (TCU)

SAFS - Quadra 4, Lote 1, Brasília (DF)

Data: 11 e 12 de junho de 2018

Horário: das 9h às 18h

Secom – DL/rt

Telefone: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300