Notícias

TCU acompanha assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG

O presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, participou da solenidade de assinatura, realizada na quarta-feira (22/1), no Palácio do Planalto

Por Secom

content _1_.jpg

Na manhã da última quarta-feira (22/1), foi realizada a assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG, no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos transportes, Renan Filho, do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, e de outras autoridades. 

Na solenidade, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a relevância do apoio do TCU na viabilização econômica do contrato. O presidente da Corte de Contas, Vital do Rêgo, reforçou o compromisso da Casa em atuar de forma preventiva e pedagógica.

“Quando assumi a presidência do TCU, fui perguntado sobre qual era a grande meta da nossa administração, e eu digo que é aproximar cada vez mais o Tribunal do cidadão brasileiro. Para isso, queremos estar ao lado do gestor e garantir que o Tribunal valorize sua atuação preventiva”, declarou Vital.

 

content02.jpg

Melhorias na infraestrutura e serviços

Com 303,4 quilômetros de extensão, a BR-381 é um importante corredor logístico que atravessa o Vale do Aço, conectando Minas Gerais a São Paulo e ao Espírito Santo. O trecho, com alta incidência de acidentes, receberá investimentos de R$ 10 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. A expectativa é que as melhorias beneficiem diretamente cerca de quatro milhões de pessoas e promovam a geração de 83,5 mil empregos diretos e indiretos.

A concessão vai favorecer 21 cidades diretamente ligadas ao traçado da estrada, incluindo Belo Horizonte, Ipatinga, Governador Valadares e Timóteo. A rodovia, agora sob administração da Concessionária Nova 381, passará por intervenções estruturais para oferecer mais segurança e conforto aos usuários. Entre as principais melhorias previstas, destacam-se:

  • Duplicação de 106 quilômetros ao longo de 13 cidades.
  • 51 mudanças de traçado, com ênfase em trechos sinuosos.
  • 83 quilômetros de faixas adicionais.
  • 23 passarelas para pedestres.

Nos primeiros 100 dias de concessão, estão previstas a reabilitação do pavimento, manutenção de pontes e viadutos, limpeza das pistas e melhorias na sinalização e iluminação.  

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – MP/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br