Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU alerta administração pública federal para controles de segurança cibernética

Tribunal lança publicação que aponta cinco controles críticos para o setor e busca conscientizar gestores na implementação de medidas de segurança. O objetivo é reduzir riscos de ataques e incidentes relacionados ao universo digital
Por Secom TCU
19/08/2022

SEGURANCA CIBERNETICA-01.jpg

Ao mesmo tempo em que facilita o acesso à informação e dá celeridade a processos, a transformação digital nos governos traz contextos de vulnerabilidades e de falhas em Segurança de Informação (SegInfo) e em Segurança Cibernética (SegCiber). Ameaças e ataques digitais podem afetar as mais variadas esferas da sociedade.

Para combater esse cenário de exposição das organizações a riscos crescentes, o TCU alerta para a importância do tema com a publicação Cinco controles de segurança cibernética para ontem. O documento destaca cinco comandos críticos que a administração pública federal precisa implementar com urgência.

O material parte do acompanhamento TC 036.301/2021-3, de relatoria do ministro Vital do Rêgo, para induzir a adoção pelas organizações públicas federais, de controles críticos de SegCiber e aborda o primeiro ciclo de acompanhamento do TCU sobre a segurança cibernética das organizações públicas federais no período de 2021 a 2022. O diagnóstico é que a maioria das organizações se encontram em um nível ainda inicial de maturidade quanto a esses controles. 

O objetivo é conscientizar os gestores públicos e induzir a implementação de controles e medidas de segurança necessários para mitigar os riscos de ataques e incidentes decorrentes de vulnerabilidades e falhas de SegInfo e de SegCiber.

No primeiro ciclo de acompanhamento, foram avaliados cinco controles:

 

  • Inventário e controle de ativos corporativos;

  • Inventário e controle de ativos de software;

  • Gestão contínua de vulnerabilidades;

  • Conscientização sobre segurança e treinamento de competências; e

  • Gestão de respostas a incidentes.

 

 

Para saber mais acesse:  Cinco controles de segurança cibernética para ontem.

Você também pode acessar a: Ficha Síntese sobre o tema. 


 

 

 

Serviço

Seplac/Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300