Pular para o conteúdo principal

Notícias

TCU desenvolve painel eletrônico para acompanhar débitos e multas aplicadas no programa Farmácia Popular

Painel usa tecnologia de mapeamento por georreferenciamento para identificar lugares onde ocorreram fiscalizações que geraram Tomadas de Contas Especiais

Por Secom

Painel usa tecnologia de mapeamento por georreferenciamento para identificar lugares onde ocorreram fiscalizações que geraram Tomadas de Contas Especiais

O Tribunal de Contas da União (TCU) desenvolveu e apresentou painel eletrônico que reúne as tomadas de contas especiais (TCE) instauradas no programa Farmácia Popular. A TCE é um processo administrativo de exceção para apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública.

O painel utiliza a tecnologia de georreferenciamento para comparar o total de farmácias por espaço de amostragem com o número de habitantes e total de dívidas. É possível, por exemplo, verificar que há estabelecimentos com débitos que pertencem aos mesmos donos e em localizações muito próximas, o que pode representar um padrão de irregularidade.

As informações disponibilizadas tratam das sanções registradas nos sistemas e-TCE, e-TCU e Sistema de Dívidas, no período de 2017 a 2023. A nova forma de visualização dos dados ajudará a demonstrar os lugares onde os recursos públicos foram mal investidos e onde há necessidade de futuras fiscalizações.  

A base de dados, consolidada e com navegação interativa, servirá para que auditores do TCU, da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério da Saúde tomem decisões mais estratégicas para mitigar os riscos identificados.

A criação do painel foi uma ação conjunta entre áreas técnicas do TCU, incluindo a Sejus, por meio da Unidade de Auditoria Especializada em Tomada de Contas Especial (AudTCE); a Secretaria de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável (SecexDesenvolvimento), por meio da Unidade de Auditoria Especializada em Saúde (AudSaúde); e a Secretaria de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital do Estado (SecexEstado), por meio da Unidade de Auditoria Especializada em Tecnologia da Informação (AudTI).  

A coleta de dados, insumos técnicos e definição de parâmetros avaliativos teve a contribuição do Ministério da Saúde, do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) e da CGU.

Farmácia Popular

O Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que credencia estabelecimentos privados para a oferta de medicamentos para a população de baixa renda. É uma forma de complementar a distribuição de remédios essenciais feita no Sistema Único de Saúde (SUS), pelos postos e hospitais públicos.  

O cidadão pode solicitar, gratuitamente, na rede parceira, medicamentos para doenças como diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Em casos de diabetes mellitus associada a doença cardiovascular, incontinência geriátrica, o Ministério da Saúde arca com até 90% do valor. A assistência também é 100% subsidiada para inscritos no programa Bolsa Família.

Em 2020, o Tribunal de Contas da União (TCU) condenou 59 empresas por irregularidades no Programa Farmácia Popular do Brasil.  A irregularidade mais comum é a não comprovação da aquisição ou existência em estoque dos medicamentos dispensados no âmbito do programa.

Ampliação da metodologia

O painel eletrônico de monitoramento do programa Farmácia Popular é um piloto para uso da metodologia e da tecnologia escolhida – Power BI, georreferenciamento e linguagem Python – voltada à organização de conhecimento oriundo de tomadas de contas especiais. A unidade de Auditoria Especializada em Tomada de Contas Especial (AudTCE), responsável pela atividade, pretende expandir a iniciativa para outras TCE cujos temas são importantes para a sociedade, como as obras na área de Educação.

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – GD/pc

Atendimento à imprensa - e-mail:\"imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail:\"ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo