Notícias

TCU lança guia “Fiscalizando com o Cidadão no Foco"

Publicação orienta fiscalizações voltadas à geração de impacto social em áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade e contratações

Por Secom

image.png

O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou, no dia 28 de abril, o guia “Fiscalizando com o Cidadão no Foco”. O documento orienta auditores e auditoras a direcionarem as fiscalizações com o objetivo de gerar impactos sociais efetivos, em áreas como saúde, educação, segurança, habitação, mobilidade e contratações. A publicação foi apresentada em evento com dirigentes da Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex/TCU) e auditores convidados do Tribunal.

Na ocasião, a secretária-geral de Controle Externo, Juliana Pontes, explicou que o material foi desenvolvido em alinhamento à Diretriz 1 do Plano de Gestão 2025-2027 do TCU, cujo eixo central é o Cidadão no Foco. “O documento traz princípios fundamentais, como o foco no impacto social, a empatia e o senso de urgência. Além disso, ele oferece ferramentas práticas que incentivam o diálogo e a cooperação entre gestores públicos, sociedade civil e cidadãos”, explicou.

A primeira parte do encontro contou com explicação detalhada de todos os tópicos que constam na publicação, realizada pelos auditores Salvatore Palumbo e Thialle Queiroz. O guia propõe processo de fiscalização mais sensível às necessidades sociais, com base em roteiro estruturado pela Segecex, que permite compreender melhor os problemas enfrentados pela população, identificar as causas e construir soluções eficazes.

A metodologia inclui, ainda, ciclo de quatro etapas: compreensão do problema sob a ótica do cidadão, avaliação da resposta do Estado, construção de soluções baseadas em evidências e monitoramento das ações implementadas. Também se fundamenta em seis princípios orientadores: impacto social, discernimento, empatia, ação conjunta, informação acessível e senso de urgência. “

É importante que sigamos construindo um controle externo que dialoga com a sociedade, escuta com atenção e atua para transformar realidades. Afinal, uma política pública só cumpre seu propósito quando melhora, de fato, a vida das pessoas”, explicou Palumbo

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O GUIA “FISCALIZANDO COM O CIDADÃO NO FOCO”

Utilização do guia na prática para analisar auditorias

Depois da apresentação do guia, seis equipes de auditores do TCU foram convidadas a apresentar iniciativas voltadas à atuação com foco no cidadão. Cada grupo expôs o trabalho seguindo estrutura comum, orientada por seis perguntas-chave do guia, que vão desde a identificação do problema até a análise dos impactos esperados. O objetivo foi demonstrar como cada equipe incorporou os princípios de escuta ativa, empatia e impacto social no desenvolvimento de suas ações de controle.

Na oportunidade, foram apresentados os seguintes trabalhos realizados por unidades do TCU: “Auditoria na concessão de benefícios por meio da análise de atestados médicos (AtestMed)”, da Unidade de Auditoria Especializada em Previdência, Assistência e Trabalho (AudBeneficios); “Avaliação da jornada e experiência do usuário nos serviços hospitalares do SUS”, da Unidade de Auditoria Especializada em Saúde (AudSaúde); “Auditoria operacional de conectividade nas escolas”, da Unidade de Auditoria Especializada em Comunicações (AudComunicações); “Auditoria Brasil Invisível”, da Unidade de Auditoria Especializada em Tecnologia da Informação (AudTI); “Acompanhamento do Passe Livre Interestadual”, da Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Rodoviária e de Aviação Civil (AudRodoviaAviação); e “Auditoria operacional de cotas para mulheres vítimas de violência doméstica”, da Unidade de Auditoria Especializada em Contratações (AudContratações)

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – JB/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br