Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia
Durante missão oficial em Paris, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, detalhou ações de fiscalização sobre energias renováveis no Brasil
Por Secom
No último dia 28 de abril, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, reuniu-se com o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol. O encontro ocorreu em Paris, durante missão da Corte de Contas brasileira na França.
O representante permanente do Brasil junto à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), embaixador Sarquis José Buainain Sarquis, também participou da agenda.
Na ocasião, o ministro Vital do Rêgo apresentou o Guia Prático de Transição Energética, desenvolvido para apoiar o controle e a fiscalização de políticas públicas voltadas à transição para matriz energética mais limpa e sustentável. O guia aborda governança, impactos sociais e econômicos e alinhamento das ações governamentais com as metas globais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, enfatizando a importância de priorizar as comunidades vulneráveis durante a transição. Vital também detalhou resultados práticos da atuação do TCU no Brasil.
“Tivemos a oportunidade de apresentar a experiência brasileira em energias renováveis, as plataformas que compõem o Guia de Transição Energética e o trabalho do Tribunal na área. O TCU tem atuado de forma estratégica para assegurar que investimentos em transição energética sejam eficientes, sustentáveis e transparentes. Nosso papel é garantir que a transição ocorra com responsabilidade fiscal, equidade e foco no interesse público”, pontuou o presidente.
A Agência Internacional de Energia (AIE) é uma organização autônoma, vinculada à OCDE, que atua como referência global em políticas energéticas. O objetivo principal é promover a segurança energética, o desenvolvimento sustentável e a transição para fontes limpas. A AIE fornece dados, análises e recomendações para orientar governos e apoiar ações em áreas como eficiência energética, energias renováveis, inovação tecnológica e redução das emissões de carbono
_____________________________________________
SERVIÇO
Secom – AW/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br