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Imprensa

Escola Superior do TCU inicia cursos de pós-graduação

Objetivo dos cursos é oferecer formação de qualidade para auditores e gestores, proporcionando melhoria na administração pública
Por Secom TCU
21/08/2017

O Instituto Serzedello Corrêa (ISC) realizou, no dia 17 de agosto, as aulas inaugurais da pós-graduação em Auditoria Financeira e em Auditoria do Setor Público. Esses são os dois primeiros cursos ministrados após o credenciamento do Instituto no Ministério da Educação (MEC). As turmas são formadas por servidores do Tribunal de Contas da União (TCU) e de outros órgãos de controle. O objetivo é oferecer capacitação de qualidade para auditores e gestores, proporcionando melhoria na administração pública.

Durante discurso, o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, reforçou que no conjunto de competências do Tribunal encontra-se a função de promover ações educativas, capacitar servidores e orientar os seus jurisdicionados quanto às boas práticas de gestão dos recursos públicos. “O TCU vem desempenhando essa função na medida em que coloca à disposição dos agentes públicos vasto leque de oportunidades de orientação e aprendizagem”, afirmou o ministro-presidente.

Carreiro também ressaltou que, além dos cursos, o TCU tem investido em palestras, muitas delas com suporte para acompanhamento a longa distância, compartilhamento de informações em meios digitais e edição de revista e cartilhas técnicas. “Não faz muito tempo, eu estive no Senado Federal para o lançamento da cartilha que trata da gestão da merenda nas escolas. Um importante instrumento de trabalho para os conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, lembrou Carreiro.

O diretor-geral do ISC, Maurício de Albuquerque Wanderley, contou que desde que ele assumiu o comando do Instituto, o presidente do TCU solicitou especial atenção para a oferta de cursos direcionados não só aos servidores da Casa, mas também que propiciassem a participação de gestores e parceiros de outras instituições públicas. “Desde o primeiro dia, o presidente me alertou sobre a necessidade para a retomada dos cursos de pós-graduação”, disse o diretor-geral.

A aula magna foi apresentada pelo secretário de controle interno do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, Antônio Carlos Leonel, e pelo diretor técnico do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Rogério Garcia. Os representantes comentaram sobre a importância da boa gestão para melhoria do cenário de crise em que vive o país.

Sobre os cursos

Curso de pós-graduação lato sensu em auditoria financeira

Tem por objetivo aumentar a transparência, a credibilidade e a utilidade da prestação de contas sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades federais, dos ministérios supervisores e do governo federal como um todo.

A pós-graduação em auditoria financeira é uma das principais frentes de desenvolvimento profissional de auditores que atuam na certificação da credibilidade das demonstrações financeiras que integram as prestações de contas no âmbito federal.

O programa inclui disciplinas que representam um conjunto bastante abrangente de competências profissionais a serem desenvolvidas, buscando garantir que ao final o auditor tenha plena compreensão do papel da auditoria financeira no setor público, como ela deve ser realizada e quais os requisitos profissionais que fornecem qualidade ao trabalho de auditoria.

 Além de buscar atualizar os auditores nas novas normas de contabilidade, de orçamento e de auditoria vigentes, o programa está baseado em padrões e melhores práticas nacionais e internacionais. Para isso, constam no corpo docente professores com densa formação acadêmica e ampla experiência profissional, de modo a somar a teoria e a prática na formação de competências profissionais transformadoras.

Curso de pós-graduação lato sensu em auditoria do setor público

A pós-graduação em auditoria do setor público objetiva especializar servidores e fomentar a geração, aplicação e disseminação de conhecimentos e competências em auditoria do setor público.

A estrutura do curso é composta de 11 disciplinas, distribuídas em três módulos, perfazendo um total de 360 horas/aula. No módulo Auditoria constam as disciplinas centrais do programa, com uma proposta integrada de adoção de auditorias baseadas em risco e aplicação de técnicas de auditoria assistidas por computador (TAAC), voltadas à geração de valor ao cidadão/contribuinte.

O módulo Gestão oferece os principais conhecimentos relativos à gestão orçamentária e financeira, incluindo aspectos relevantes da gestão de políticas públicas e sistemas de informação relevantes do governo federal. Por último, o módulo Metodológico compreende os requisitos para desenvolver as competências científicas e profissionais necessárias ao grau acadêmico de uma pós-graduação lato sensu. Um módulo optativo, com disciplinas voltadas para a produção de conhecimentos e análise de informações, também poderá ser ofertado aos alunos.

 

Serviço:

Secom – DL

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

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