Notícias

Conselho de Auditores da ONU divulga primeiro relatório sobre missões de paz com participação do Brasil

Documento aborda balanço financeiro das 11 missões de paz mantidas pela ONU. Estão sob responsabilidade brasileira missões no Líbano, Kosovo e Chipre

Por Secom

O Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU) publicou o Relatório sobre as Missões de Paz da ONU – Volume II, com dados referentes ao período de 1º de julho de 2023 a 30 de junho de 2024.

Pela primeira vez, o documento conta com a assinatura do presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, representante do Brasil no Conselho. Sob responsabilidade brasileira, foram auditadas as Missões de Paz da ONU no Líbano (UNIFIL), Kosovo (UNMIK) e Chipre (UNFICYP).

O relatório traz achados de auditoria em diversas áreas, tais como: gestão de equipamentos utilizados, cooperação com as entidades do sistema ONU, ciclo de vida e gestão ambiental.

As auditorias das missões de paz seguem cronograma específico, com ano fiscal iniciado em 1º de julho, o que demanda adaptações das equipes envolvidas. As auditorias em campo são realizadas uma vez por ano, entre julho e setembro, período em que é conduzida análise minuciosa da gestão financeira e operacional das missões. O trabalho inclui a verificação da conformidade com normas e regulamentos, e a avaliação do desempenho das operações.

Sobre as missões de paz

As missões de paz da ONU, conhecidas como peacekeeping operations, têm como principal objetivo atuar em regiões devastadas por conflitos armados, buscando não apenas conter a violência, mas também estabelecer as condições necessárias para uma paz duradoura.

Atualmente, a ONU mantém 11 missões de paz auditadas de forma independente, com um único relatório anual centralizado. A coordenação e a compilação dos trabalhos ficam a cargo da Instituição Superior de Controle da França.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

Conselho de Auditores da ONU

Em julho de 2024, o Brasil, representado pelo TCU, assumiu mandato no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao lado das instituições superiores de controle (ISC) da França e da China, a Corte de Contas brasileira realiza auditoria externa das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz. O trabalho também inclui a emissão de recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.

O Brasil audita os seguintes organismos da ONU: Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), Universidade das Nações Unidas (UNU), Fundo de Pensão Conjunto dos Funcionários das Nações Unidas (UNJSPF), Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Mecanismo Internacional Residual para Tribunais Penais (IRMCT) e missões de paz no Líbano (UNIFIL), em Chipre (UNFICYP) e no Kosovo (UNMIK).

Leia também:

Brasil assume posição no Conselho de Auditores da ONU, em Nova Iorque

Tribunal participa da primeira reunião como membro do Conselho de Auditores da ONU

Auditoria fortalece ações do Unicef em prol de crianças em situação de risco

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – DG/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br