Pular para o conteúdo principal

Notícias

Ministro Bruno Dantas é reconhecido como membro honorário da JURISAI

A moção foi aprovada durante reunião da assembleia geral extraordinária da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com função Jurisdicional (JURISAI), em Sharm El Sheikh, no Egito

Por Secom


rodape - incosai


Nesta quinta-feira (30/10), os membros da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com função Jurisdicional (JURISAI) concederam, por unanimidade, o título de membro honorário ao ministro Bruno Dantas por reconhecimento aos relevantes serviços prestados à organização. A moção foi aprovada durante a assembleia geral extraordinária da organização, realizada em Sharm El Sheikh, no Egito.

incosai jurisai
Jessica Du, INTOSAI Journal of Government Audit

O ministro Anastasia representou o TCU no encontro e agradeceu aos membros da JURISAI por apoiarem a indicação. "O ministro Bruno Dantas assumiu um importante papel na criação e desenvolvimento da JURISAI. Ele certamente ficará honrado e continuará atuando para o fortalecimento da organização nos próximos anos. O TCU reafirma seu compromisso em apoiar as atividades da JURISAI", afirmou.

A assembleia geral extraordinária aconteceu durante o XXV Congresso Internacional da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (XXV INCOSAI). Durante o encontro, a JURISAI foi reconhecida como entidade relacionada da INTOSAI, e passará a constar formalmente do estatuto da organização.

Sobre a Jurisai

A JURISAI foi criada para servir como veículo para promover o intercâmbio de conhecimentos, estabelecer padrões profissionais e abordar desafios comuns enfrentados por instituições superiores de controle com funções jurisdicionais. Atualmente, conta com 42 membros.

As atividades jurisdicionais incluem a verificação da legalidade das contas e da administração de funcionários e gestores de fundos públicos. Isso abrange a investigação da culpa pessoal e a imposição de sanções em casos de irregularidades na gestão desses recursos. Cerca de 25% dos membros da INTOSAI possuem função jurisdicional.

A JURISAI foi proposta em junho de 2023 em Portugal e aprovada em setembro do mesmo ano no Marrocos, com o objetivo de impulsionar globalmente as atividades jurisdicionais das instituições superiores de controle.

Em 2024, a organização foi formalizada com a assinatura da Declaração de Rabat e, em seguida, de seu Estatuto, ambos no Marrocos. Em outubro do mesmo ano, a assembleia geral na França aprovou o Plano Estratégico e criou a organização.

Em setembro de 2025, foi realizada a primeira Reunião do Conselho Diretivo da JURISAI, em Brasília, nos dias 11 e 12 de setembro de 2025.

rodape - incosai

Leia também:

"O mundo precisa de uma INTOSAI forte e atuante", diz ministro Vital do Rêgo

Abordagem integrada do TCU para enfrentamento da crise climática é apresentada no Egito

Vital do Rêgo preside reunião do Conselho Diretivo da INTOSAI e apresenta resultados

TCU apresenta ações realizadas na presidência da INTOSAI em congresso no Egito

Voltar ao topo