Ministro Bruno Dantas é reconhecido como membro honorário da JURISAI
A moção foi aprovada durante reunião da assembleia geral extraordinária da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com função Jurisdicional (JURISAI), em Sharm El Sheikh, no Egito
Por Secom

Nesta quinta-feira (30/10), os membros da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com função Jurisdicional (JURISAI) concederam, por unanimidade, o título de membro honorário ao ministro Bruno Dantas por reconhecimento aos relevantes serviços prestados à organização. A moção foi aprovada durante a assembleia geral extraordinária da organização, realizada em Sharm El Sheikh, no Egito.

O ministro Anastasia representou o TCU no encontro e agradeceu aos membros da JURISAI por apoiarem a indicação. "O ministro Bruno Dantas assumiu um importante papel na criação e desenvolvimento da JURISAI. Ele certamente ficará honrado e continuará atuando para o fortalecimento da organização nos próximos anos. O TCU reafirma seu compromisso em apoiar as atividades da JURISAI", afirmou.
A assembleia geral extraordinária aconteceu durante o XXV Congresso Internacional da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (XXV INCOSAI). Durante o encontro, a JURISAI foi reconhecida como entidade relacionada da INTOSAI, e passará a constar formalmente do estatuto da organização.
Sobre a Jurisai
A JURISAI foi criada para servir como veículo para promover o intercâmbio de conhecimentos, estabelecer padrões profissionais e abordar desafios comuns enfrentados por instituições superiores de controle com funções jurisdicionais. Atualmente, conta com 42 membros.
As atividades jurisdicionais incluem a verificação da legalidade das contas e da administração de funcionários e gestores de fundos públicos. Isso abrange a investigação da culpa pessoal e a imposição de sanções em casos de irregularidades na gestão desses recursos. Cerca de 25% dos membros da INTOSAI possuem função jurisdicional.
A JURISAI foi proposta em junho de 2023 em Portugal e aprovada em setembro do mesmo ano no Marrocos, com o objetivo de impulsionar globalmente as atividades jurisdicionais das instituições superiores de controle.
Em 2024, a organização foi formalizada com a assinatura da Declaração de Rabat e, em seguida, de seu Estatuto, ambos no Marrocos. Em outubro do mesmo ano, a assembleia geral na França aprovou o Plano Estratégico e criou a organização.
Em setembro de 2025, foi realizada a primeira Reunião do Conselho Diretivo da JURISAI, em Brasília, nos dias 11 e 12 de setembro de 2025.

Leia também:
"O mundo precisa de uma INTOSAI forte e atuante", diz ministro Vital do Rêgo
Abordagem integrada do TCU para enfrentamento da crise climática é apresentada no Egito
Vital do Rêgo preside reunião do Conselho Diretivo da INTOSAI e apresenta resultados
TCU apresenta ações realizadas na presidência da INTOSAI em congresso no Egito