Todas as publicações

Guia Prático do e-Prevenção Operacional
A finalidade deste documento é orientar os usuários acerca das funcionalidades do sistema e-Prevenção, plataforma digital do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O PNPC é uma iniciativa conjunta do TCU e das Redes de Controle da Gestão Pública do Brasil, representadas por sua Secretaria Executiva, com apoio da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e tem como objetivo fomentar a implementação de um conjunto de práticas de integridade pelas organizações públicas brasileiras das três esferas e dos três Poderes, com vistas à redução dos níveis de exposição à fraude e à corrupção. Estruturado na forma de perguntas e respostas, este documento constitui-se em um guia orientativo, elaborado para facilitar o uso da Plataforma e-Prevenção pelos usuários.
Guia Prático Reference Class Forecasting (RCF) - Metodologia para Projetos de Infraestrutura de Transporte no Brasil
Iniciativa implementada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) do Brasil e a Organização Latino-Americana e do Caribe das Instituições Superiores de Controle (Olacefs), no âmbito do Projeto Regional Fortalecimento do Controle Externo para a Prevenção e Combate Eficaz da Corrupção.

Tribunal de Contas da União - Rede de Controle
Para o Tribunal de Contas da União (TCU) a atuação nas redes de controle é prioritária e segue as diretrizes do planejamento estratégico do Tribunal. Com o novo formato organizacional, iniciado em abril de 2019, o Tribunal busca estreitar o relacionamento institucional com os órgãos que integram a Rede de Controle, para fortalecer ainda mais as ações conjuntas de combate a fraude e corrupção e fomentar, também, as iniciativas de caráter educacional e preventivo.

Referencial de Combate a Fraude e Corrupção
No Brasil, várias pesquisas de opinião apontam que a principal preocupação dos brasileiros atualmente é com a corrupção, à frente de questões históricas como educação, saúde e emprego.