Educação corporativa

Cadastro no portal do TCU (login, senha, alteração de dados e e-mail)

Como me cadastrar no portal TCU?

Acesse o portal do TCU – www.tcu.gov.br e siga os passos abaixo:

  1. Clique em“Acesso identificado ao Portal TCU”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Clique em “Cadastre-se”;
  3. Informe os dados solicitados. Lembre-se de informar seu nome completo e um endereço de e-mail válido;
  4. Clique em “Enviar”, ao fim da página.

    Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para confirmação do seu cadastro. Caso não encontre o e-mail de confirmação, verifique-o em sua pasta de lixo eletrônico.
    Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br.

Como efetuar meu login no portal TCU?

Acesse o portal do TCU – www.tcu.gov.br e siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Acesso identificado ao Portal TCU”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Preencha o campo “Usuário” e informe sua senha no campo seguinte.

    Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é a letra “X” seguido do número do seu CPF (sem pontos e sem traço)!

Quero alterar meu e-mail. Como faço?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500, opção 2, informe que deseja alterar seu e-mail no cadastro do TCU.

Como devo proceder em caso de alteração de dados cadastrais, como: nome, lotação, e-mail, etc.?

Entre em contato com o suporte à informática pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2, informe que deseja alterar seus dados no cadastro do TCU.

Fiz meu cadastro no portal, mas não recebi a chave de acesso ou o link está com defeito. Como devo proceder?

Entre em contato com o suporte à informática, pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2
e informe ao atendente que a chave de acesso ao portal do TCU, recebida em seu e-mail, não está funcionando.

Tentei me cadastrar, mas o sistema informa que "Já existe um usuário cadastrado com o CPF", como devo proceder?

Confira se o número do CPF foi digitado corretamente.
Se estiver correto, retorne à pagina inicial do TCU (www.tcu.gov.br) e siga os passos abaixo:

  1. Clique  em “Acesso identificado ao Portal TCU”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Clique em “Alterar senha”;
  3. Selecione a opção “Enviar nova senha por e-mail”;
  4. Preencha o campo “Login”. Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é  xCPF, ou seja, a letra x seguida do número do seu CPF (sem pontos nem traço);
  5. Clique em “Enviar senha”.

    Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
    Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para alteração de sua senha. Caso não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico da sua caixa postal.
    Se mesmo assim, não conseguir resolver seu problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2. Informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.

Não lembro a minha senha de acesso ao portal do TCU.

Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br)  e siga os passos abaixo:

  1. Clique  em “Acesso identificado ao Portal TCU”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Clique em “Alterar senha”;
  3. Selecione a opção “Enviar nova senha por e-mail”;
  4. Informe seu “Login”. Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é  xCPF, ou seja, a letra x seguida do número do seu CPF (sem pontos nem traço);
  5. Clique em “Enviar senha”.

    Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
    Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para alteração de sua senha. Caso não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico da sua caixa postal.
    Caso isso não resolva o problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2. Informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.

Minha conta está bloqueada. O que devo fazer?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 644 1500, opção 2, solicite o desbloqueio de sua conta e uma nova senha. O desbloqueio ocorrerá em até 24 horas.
A conta é bloqueada automaticamente após digitar incorretamente três vezes sua senha ou em caso de inconsistência detectada na validação dos dados informados.

Cursos (inscrição, matrícula e desistência)

Como me inscrevo em um curso ofertado pelo TCU na modalidade a distância?

Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br) e clique em “Educação corporativa”.  
Verifique os cursos que estão com inscrições abertas na seção “Eventos educacionais”.
Clique na ação educacional do seu interesse. Você visualizará diversas informações sobre o curso selecionado como: conteúdo programático, carga horária, público-alvo e como se inscrever.

Quando fui me inscrever, não encontrei o órgão em que estou lotado. Como devo proceder?

Selecione um órgão mais abrangente ao qual sua unidade está subordinada.
Caso não encontre esta unidade, escolha a opção “OUTROS” e nos informe posteriormente,
pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2, para que possamos atualizar nosso cadastro.

Gostaria de saber se estou inscrito no curso. Como faço?

Você receberá, no e-mail cadastrado no portal do TCU, a confirmação de inscrição.
A confirmação de matrícula será enviada posteriormente, de acordo com o cronograma do curso.  A mensagem conterá também orientações sobre como acessar seu curso!
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Se não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico do seu e-mail..

Gostaria de saber se estou matriculado no curso. Como faço?

A confirmação de matrícula será enviada na data estabelecida no cronograma do curso, para o e-mail cadastrado no portal do TCU.  Fique atento ao cronograma do curso!
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .

Gostaria de cancelar minha matrícula em um curso a distância. Como faço? Sofrerei alguma penalização?

Caso o curso já tenha iniciado, encaminhe sua solicitação de cancelamento, com justificativa, ao monitor utilizando o fórum “Fale com a Monitoria”, disponibilizado no ambiente virtual.
Antes do início do curso, você poderá solicitar o cancelamento enviando uma mensagem para o e-mail: educacaoadistancia@tcu.gov.br.
O coordenador da ação educacional, após análise da sua solicitação, encaminhará orientações sobre o cancelamento.

Não concluí o curso. Posso refazê-lo? Posso fazer outro curso?

Você poderá se inscrever no mesmo curso quando as inscrições forem abertas novamente.
Acompanhe nosso cronograma de ações educacionais disponibilizado na página de “Educação corporativa”. 

Posso me inscrever em mais de um curso?

Não. Apenas um curso por vez, para melhor aproveitamento do conteúdo e dos debates.

Quando farei as avaliações?

Verifique o cronograma no ambiente virtual do seu curso (AVEC).
Em caso de dúvida, utilize o fórum “Fale com a Monitoria” disponibilizado no AVEC.

Não sou servidor público, posso me inscrever?

Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br) e clique em “Educação corporativa”. 
Verifique os cursos que estão com inscrições abertas na seção “Eventos educacionais”.
Clique na ação educacional do seu interesse. Observe o público-alvo do curso.
Algumas de nossas ações educacionais foram desenvolvidas e são ofertadas especificamente para servidores do TCU, outros para servidores de outras instituições e, temos ainda, cursos voltados para os cidadãos.
Acompanhe nosso cronograma de ofertas disponibilizado na página de “Educação Corporativa” no portal do TCU (www.tcu.gov.br).

Acesso ao ambiente virtual (AVEC) - Login e senha

Como faço para acessar o curso no AVEC – Ambiente Virtual?

Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br) e clique em “Educação corporativa”.  Na seção “Serviços e consultas”, clique no ícone correspondente a “Ambiente virtual” ou copie o endereço eletrônico a seguir em seu navegador: https://contas.tcu.gov.br/ead/

No canto superior esquerdo da tela preencha os campos:

  1. “Nome de usuário”.  Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login é a letra x seguida do número de seu CPF (sem pontos e nem traço);
  2. “Senha” – a senha é a mesma cadastrada no portal do TCU.

    Se você é servidor do TCU, seu “Nome de usuário” e “Senha” são os mesmos que utiliza para acessar os demais sistemas corporativos.

Não lembro a senha para acessar meu curso no AVEC – Ambiente Virtual. O que fazer?

Acesse nosso ambiente virtual (https://contas.tcu.gov.br/ead/) e clique em:

  1. “Perdeu a senha?”;
  2. “Enviar nova senha por e-mail”.

    Informe os dados solicitados e siga as orientações encaminhadas ao seu e-mail.

    Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login é a letra “X” seguido do número do seu CPF (sem pontos e nem traço)!
    Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
    Se você é servidor do TCU, seu login e senha são os mesmos que utiliza para acessar os sistemas corporativos.

Minha conta está bloqueada. O que devo fazer?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 644 1500, opção 2, solicite o desbloqueio de sua conta e uma nova senha. O desbloqueio ocorrerá em até 24 horas.
A conta é bloqueada automaticamente após digitar incorretamente três vezes sua senha ou em caso de inconsistência detectada na validação dos dados informados.

Não quero receber e-mails com as mensagens dos cursos. O que faço?

Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br) e clique em “Educação corporativa”.  Na seção “Serviços e consultas”, clique no ícone correspondente a “Ambiente virtual” ou copie o endereço eletrônico a seguir em seu navegador: https://contas.tcu.gov.br/ead/
Selecione o fórum em que você deseja desativar o recebimento das mensagens e escolha a opção “Suspender o recebimento de mensagens deste fórum via e-mail”.
Caso deseje voltar a receber as mensagens do fórum, clique em “Receber as mensagens via e-mail”.
Em caso de dúvida, entre em contato com o monitor do seu curso por meio do fórum “Fale com a monitoria” disponível no AVEC.

Certificado (impressão, validação, alteração de dados)

Como tenho acesso ao meu certificado?

Uma vez concluído o curso e tendo alcançado a nota mínima exigida para aprovação (vide Guia do Participante disponível no ambiente do curso), siga os passos:

  1. Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br);
  2. Clique em “Educação corporativa”;
  3. Na seção “Eventos educacionais”, selecione “Meus eventos”;
  4. Informe o “Nome do Usuário” –  Lembre-se: é a letra “X” seguida do número do seu CPF (sem pontos e nem traço);
  5. Digite sua senha;
  6. Clique em “Login”.

    Na tela seguinte, serão listados todos os cursos ofertados pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC) nos quais você se inscreveu.
    Clique no botão “Gerar Certificado” no lado direito da ação educacional na qual você participou e foi aprovado.
    Os certificados possuem autenticação eletrônica (código alfa-numérico) e, por isso, não é necessária a assinatura manual do Diretor-Geral do Instituto Serzedello Corrêa.

Meu nome ou meus dados estão errados no Certificado. Como solicitar a correção?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 644 1500, opção 2, e informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro no portal TCU.

Como autenticar ou validar meu Certificado? Existe algum lugar para fazer a autenticação?

Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br ) e segui os passos abaixo:
  1. Clique em “Educação corporativa”;
  2.  Na seção “Serviços e consultas”, clique no ícone “Autenticação de certificado”;
  3.  Preencha os campos solicitados e clique em “Verificar”.

    Caso receba mensagem de erro, retorne a tela inicial e refaça os passos acima.
    Lembre-se de verificar se o código foi digitado exatamente como consta no certificado.

Fiz o curso autoinstrucional e gostaria de receber um certificado.

O Instituto Serzedello Corrêa (ISC) não emite certificado de participação para todos os cursos autoinstrucionais. Observe a informação entre parênteses ao lado do título do curso no Ambiente Virtual (https://contas.tcu.gov.br/ead/).

Outros

Não me inscrevi no curso, mas estou recebendo mensagens. O que faço?

Entre em contato conosco pelo e-mail: educacaoadistancia@tcu.gov.br.

Não encontrei uma solução para o meu problema. Como devo proceder?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2, e informe seu problema.