Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Tribunal promove diálogo público sobre atuação dos municípios na defesa civil

O evento “Sistema Nacional de Defesa Civil – A importância da atuação municipal” aconteceu no dia 30 de junho e reuniu especialistas para debater formas de fortalecimento da atuação governamental nas ações de prevenção e resposta a desastres
Por Secom TCU
06/07/2022

Categorias

  • Gestão municipal

foto-800x450_tcu_cidades_Prancheta 1.png

O Tribunal de Contas (TCU) realizou, no dia 30 de junho, o Diálogo Público “Sistema Nacional de Defesa Civil – A importância da atuação municipal. Com o propósito de contribuir com a melhoria da efetividade das políticas públicas de defesa civil, o evento reuniu especialistas do Tribunal e de órgãos federais, estaduais e municipais para debater o Sistema Nacional de Defesa Civil.

A discussão busca estimular a entrega de serviços de qualidade por meio da experiência de estados e municípios, executores da política pública, e da visão do órgão do Sistema Nacional de Proteção de Defesa Civil e da execução da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), instituída pela Lei 12.608/2012.

coordenador-geral de Controle Externo de Infraestrutura (Coinfra), Manuel Moreira, abriu o debate e explicou que a iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Apoio à Gestão Municipal responsável (TCU+Cidades). “É nesse contexto de geração de valor para sociedade que se desenvolve essa edição do TCU+Cidades, com o objetivo de atuar de forma orientativa para contribuir com a qualificação dos gestores municipais, estimulando a entrega de serviços públicos de qualidade”, explicou Moreira.

O dirigente da Coinfra ressaltou que, apesar dos avanços dos últimos anos, como a instituição da Política Nacional de Defesa Civil, ainda há muito a ser feito. “Trabalhos realizados pelo TCU sinalizam a necessidade de aperfeiçoamento da defesa civil na esfera municipal, bem como o fortalecimento da atuação governamental nas ações de prevenção a desastres e diretrizes definidas pela política nacional como sendo prioritário”, observou.

O TCU realizou, nos últimos anos, diversas ações de controle que objetivaram não apenas fiscalizar e garantir o bom uso dos recursos públicos aplicados na área, mas também estimular, fomentar e contribuir com a melhoria na atuação dos órgãos que integram o sistema. “Nós não atuamos apenas no campo da conformidade dos atos administrativos, mas estamos atentos ao resultado das ações governamentais”, finalizou Manoel Moreira.

titular da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Urbana (SeinfraUrbana), Keila Boaventura, mediou o debate e frisou a necessidade de capacitar os municípios. “É uma satisfação trazer ao debate esse tema de tamanha relevância, que preserva a vida dos cidadãos vulneráveis que estão em áreas suscetíveis a riscos de desastres, principalmente voltado para os municípios, atores estratégicos e estruturantes que precisam estar bem capacitados para atuar preventivamente e reagir tempestivamente durante os desastres”, declarou.

Um dos palestrantes do Diálogo, o diretor da SeinfraUrbana, José Reinaldo Gusmão, apresentou o painel digital e falou da atuação da Corte de Contas nas ações de defesa civil. “Esse tema da defesa civil é de suma importância no âmbito do TCU. Nos trabalhos de auditorias desenvolvidos a gente tenta sempre alcançar esse objetivo de tentar agregar valor no âmbito da política pública”, declarou. Gusmão informou que o tema da defesa civil faz parte do planejamento estratégico do TCU para o período de 2019 a 2025. O objetivo é fomentar a promoção de políticas públicas que reduzam a população exposta em áreas de riscos.

Outro palestrante do evento, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alexandre Alves, mostrou exemplos de casos em que a defesa civil local atuou de maneira correta e outros onde houve negligência. Alves também lembrou que defesa civil não é um órgão, mas um sistema. “As pessoas acham que defesa civil é um órgão, mas na realidade é um sistema, um conjunto de ações que tem fases para atingir seu objetivo de reduzir os desastres e mitigar seus efeitos”, explicou o secretário. Ele esclareceu que as fases de prevenção, mitigação e preparação acontecem antes do desastre, e as fases de resposta e reconstrução que vêm depois.

O dirigente do MDR destacou que a atuação municipal é essencial em todas as fases do sistema. “É importante em todo o tempo, porque quando não acontecem os desastres o município tem que fazer a parte de gestão de risco”, frisou. Alves também evidenciou a parceria com o TCU como forma de consolidação da cultura de proteção e defesa civil no País. “É fundamental para nós socializarmos essa importante política pública, principalmente direcionada aos municípios, que é o local onde os eventos acontecem e onde a política tem sua maior repercussão”, finalizou.

Karine Lopes, diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, falou sobre o fortalecimento da gestão municipal, tendo em vista que os municípios que, segundo a diretora, são o elo mais importante do Sistema Nacional de Defesa Civil. “É uma questão de fortalecer os órgãos existentes pela capacitação, por garantir canais de comunicação, que é o que a gente está fazendo nesse evento hoje”, afirmou.

Ela apresentou diagnóstico sobre a situação das defesas civis municipais e orientou os municípios como fazerem para ter acesso aos recursos e capacitações, especialmente sobre a PNPDEC. O diagnóstico demonstrou a necessidade de avanço na questão da estruturação das defesas civis municipais. De acordo com os dados, os municípios não possuem um instrumento importante da defesa civil: a comunicação. Do total, 72% não têm canal direto, como telefone fixo, e 53% não possuem celular com acesso à internet.

secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, tenente-coronel Leonardo dos Santos, falou da situação recente que o estado enfrentou com as fortes chuvas e da implantação da PNPDEC. “O nosso processo de aprimoramento é constante e tentamos alinhar nossa conduta de acordo com o que estabelece a política. É um desafio muito grande, tentamos fortalecer os municípios atuando com o sistema de forma integrada”, afirmou.

Santos reconheceu o apoio do TCU. “Tem um papel muito importante em somar forças para proteger a população, permitindo o atendimento emergencial e focando nas ações de prevenção”.

diretor de Defesa Civil do município de Barra Velha (SC), localizado no litoral norte do estado de Santa Catarina, Elton Cunha, falou da experiência municipal e das boas práticas desenvolvidas pelo município que podem servir de exemplos para outros municípios, como a campanha de conscientização nas escolas e formação de agentes comunitários. “Todos nós podemos fazer isso, mesmo um município pequeno, desde que a gente pegue a dificuldade e faça dela uma mola propulsora”, declarou.

O público virtual encaminhou perguntas e dúvidas pelo chat do Youtube que foram sanadas ao final das palestras.

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300