Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

ClimateScanner: projeto realiza primeiras reuniões técnicas

O objetivo do projeto é desenvolver metodologia para avaliar o estágio de implementação das ações dos países relacionadas à mudança do clima. A primeira versão da ferramenta estará disponível até julho deste ano
Por Secom TCU
08/03/2023

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, foram realizadas as reuniões de kick-off com as equipes técnicas das instituições superiores de controle (ISC) membros do Grupo Executivo do ClimateScanner, que desenvolverá a ferramenta ao longo de 2023. Foram realizadas duas reuniões em horários diferentes, para melhor acomodar os participantes de fusos horários distintos.

Grupo Executivo é coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Intosai WGEA, e integrado por representantes de 17 ISC, de todos os continentes: África do Sul, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Eslováquia, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, Índia, Indonésia, Maldivas, Nova Zelândia, Quênia, Reino Unido, Tailândia e Tribunal de Contas Europeu. Mais de 50 profissionais dessas ISC participaram das referidas reuniões de kick-off do projeto.

O cronograma do trabalho prevê o desenvolvimento da primeira versão da ferramenta até o mês de julho deste ano. Em seguida, serão realizados testes-piloto pelas ISC que compõem o Grupo Executivo, e os ajustes necessários até o final de 2023. Em 2024, as ISC de todo o mundo aplicarão a ferramenta em seus contextos nacionais, e os resultados obtidos serão consolidados e comunicados sob a forma de um panorama global das ações governamentais de combate à mudança do clima.

ClimateScanner é uma iniciativa da presidência da Intosai, exercida pelo TCU, e que conta com a parceria do Grupo de Trabalho da Intosai sobre Auditoria Ambiental (Intosai WGEA). O principal objetivo da iniciativa é desenvolver metodologia para permitir às instituições superiores de controle (ISC) promoverem uma avaliação rápida do estágio de implementação das ações dos respectivos governos nacionais relacionadas à mudança do clima. A consolidação dessas avaliações também possibilitará a obtenção de uma visão ampla do desenvolvimento das ações em nível global.

30185014-3f78-465d-a4fb-4f84d059bf46.png

Trabalhos internos

A dimensão e a complexidade desse projeto, que envolve diversos atores externos ao TCU, exigem uma governança interna que possibilite o desenvolvimento dos trabalhos. Por isso, no dia 17 de fevereiro, foi realizada uma reunião de alinhamento interno do projeto, com a presença de diversas unidades do Tribunal. Na reunião, foram compartilhadas informações fundamentais acerca do projeto: histórico, objetivos, concepção, estágio atual e cronograma previsto de trabalho.

No âmbito do TCU, o desenvolvimento técnico do projeto está a cargo da Unidade de Auditoria Especializada em Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (AudAgroAmbiental) da Secretaria de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável (SecexDesenvolvimento) e da Unidade de Auditoria Especializada em Energia Elétrica e Nuclear (AudElétrica) da Secretaria de Controle Externo de Energia e Comunicações (SecexEnergia). 

O projeto conta, ainda, com o apoio de várias unidades: Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex), Secretaria-Geral da Presidência (Segepres), Secretaria de Relações Internacionais (Serint), Secretaria de Comunicação (Secom), Assessoria de Relações Institucionais e Cerimonial (Aceri), Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital (Setid), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Seplan), Núcleo de Dados/SecexDesenvolvimento.

Ministério das Relações Exteriores também apoia o projeto, por meio de um acordo de cooperação celebrado com o TCU.

0433c2e0-6411-4c14-a727-47f92562a162.jpg

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página do ClimateScanner

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300