Conheça a nova pesquisa integrada do TCU
A plataforma permite buscar termos e expressões simultaneamente em diversas bases e ter resultados categorizados. Também é possível obter todas as respostas referentes a um termo em segundos. Com isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) fica mais acessível e transparente a gestores, advogados, jornalistas e cidadãos
Por Secom
Agora, suas pesquisas ficaram mais fáceis. Em um formato semelhante aos dos buscadores mais famosos, a plataforma de pesquisa integrada do TCU permite buscar termos e expressões simultaneamente em diversas bases e obter resultados categorizados.
Até o desenvolvimento da ferramenta, para procurar um determinado tema era necessário selecionar a base da pesquisa – em atos normativos, processos, atas das sessões etc. Usuários externos, entre eles jornalistas e gestores de unidades jurisdicionadas, consumiam longo período para verificar, por exemplo, o posicionamento do TCU a respeito de um determinado tema, em cada base de pesquisa.
Com o atual método, é possível obter todos os resultados de um termo em segundos. Com isso, o TCU fica mais acessível e transparente a gestores, advogados, jornalistas e cidadãos. A plataforma atende tanto a usuários “logados”, quanto a visitantes do portal, sem login. Nesse caso, o usuário pode acessar somente as bases públicas. Feito o login, são disponibilizadas, além das bases públicas, as bases autorizadas para cada usuário. Também é possível salvar e consultar pesquisas e documentos favoritos.
Ao iniciar a digitação no campo de busca, a plataforma de pesquisa integrada vai sugerir bases de dados mais prováveis para localizar o termo desejado. O usuário pode optar por todas as bases ou aproveitar a sugestão da plataforma, em uma base específica. Para aqueles que já sabem o que desejam encontrar, a pesquisa especializada continua disponível. Na pesquisa especializada por base, é possível utilizar operadores e salvar e recuperar o histórico.
O ícone de pesquisa estará disponível em diversas soluções do TCU. Em qualquer tela, o usuário poderá acessar a ferramenta para otimizar seu trabalho. O ícone está localizado no canto superior direito das aplicações, como o e-TCU, portal e outros sistemas do Tribunal.
A plataforma de pesquisa integrada incorpora conceitos modernos de usabilidade e acessibilidade. Foram colhidos feedbacks de grupos de usuários para oferecer a melhor experiência possível. A pesquisa foi desenvolvida com as tecnologias mais sofisticadas, utilizadas por grandes empresas globais como a Apple, Instagram, Nasa, Netflix, Ford, Boeing, entre outras.
Há cerca de um ano e meio, equipes do TCU estão envolvidas no projeto. Amanhã (21/5), você vai conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento da ferramenta, um trabalho da Secretaria de Soluções de Tecnologia da Informação (STI), em parceria com diversas unidades do Tribunal.
Contribua com sua sugestão pelo “Fale conosco” disponível no sistema.