Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Destaque da sessão plenária de 6 de julho

Auditoria do TCU aponta que falta de planejamento foi um dos fatores determinantes para a crise hidroenergética de 2021. O processo foi apreciado pelos ministros na sessão desta quarta-feira
Por Secom TCU
06/07/2022

O Tribunal de Contas da União fez acompanhamento das medidas adotadas pelo Governo Federal e demais instituições do Setor Elétrico Brasileiro (SEB) para lidar com a crise hidroenergética de 2021 no Sistema Interligado Nacional (SIN), diante do cenário hidrológico desfavorável.

O trabalho verificou que as medidas que estavam sendo tomadas não eram suficientes para afastar o risco de desabastecimento. Além disso, várias providências ocorriam sem a devida previsibilidade, razoabilidade e celeridade, expondo o setor elétrico a mais insegurança e a maiores custos.

Entre as principais constatações da auditoria estão: ausência de investigação das causas estruturais e conjuntural determinantes para a atual crise hidroenergética; autorização para a estruturação de operação de crédito financeiro com base em estudos técnicos deficientes; ausência de estimativa prévia dos impactos tarifários para os consumidores; falhas no planejamento das ações para enfrentamento à crise hidroenergética; e ausência de um plano estratégico de contingência para o enfrentamento de situações críticas.

O TCU fez recomendações para a melhoria dos processos ao Ministério de Minas e Energia e à Agência Nacional de Energia Elétrica.

Confira o relatório na íntegra: TC 016.319/2021-4

 

 

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300