Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Seminário “Economia Circular e Sustentabilidade” marca início do Mês da Sustentabilidade

O evento aconteceu na última quarta-feira (7/6), em sessão solene na Câmara dos Deputados. A iniciativa faz parte do 3º Seminário de Sustentabilidade no Legislativo, realizado pela Rede Legislativo Sustentável
Por Secom TCU
13/06/2023

Categorias

  • Gestão Ambiental

Imagem1.jpg

Durante o mês de junho, a Rede Legislativo Sustentável, formada pela Câmara dos Deputados, Senado Federal, Tribunal de Contas da União e mais 50 instituições legislativas, promove o Mês da Sustentabilidade em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa conta com uma série de eventos presenciais e virtuais sobre a gestão pública sustentável por meio do III Seminário de Sustentabilidade no Legislativo.  

A abertura do Mês da Sustentabilidade aconteceu na última quarta-feira (7/6), na Câmara dos Deputados, com uma Sessão Solene no Plenário com o seminário “Economia Circular e Iniciativas para a Sustentabilidade”. A mesa de honra e de abertura do Seminário foi formada pelo diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto, pelo diretor-executivo de Gestão do Senado Federal, Marcio Tancredi, e pelo Secretário-Geral de Administração do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcio André de Albuquerque. 

Imagem2.jpg

O Secretário-Geral de Administração do TCU parabenizou a iniciativa Rede Legislativo Sustentável pelo compartilhamento de boas práticas na gestão pública. Em seguida, Marcio André destacou alguns frutos da parceria entre o Tribunal e a Rede nos últimos anos, como os cursos on-line já ofertados gratuitamente, e anunciou a aprovação do desenvolvimento de um novo curso on-line sobre plano de gestão de resíduos sólidos. Outras iniciativas realizadas no TCU, como a coleta seletiva com a separação dos resíduos, adequação das instalações de esgoto para sistema à vácuo e instalação de usinas fotovoltaicas também foram destacadas.  

“Entre as diretrizes do presidente Bruno Dantas estão a contribuição com o desenvolvimento sustentável no âmbito global considerando a crise climática e a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, bem como fomentar a utilização do papel regulador e do poder de compra e investimento do Estado como indutor de sustentabilidade”, disse o secretário-geral.  

Marcio André de Albuquerque também falou brevemente sobre o ClimateScanner, ferramenta que está em desenvolvimento e vai permitir a avaliação rápida das ações governamentais relacionadas ao enfretamento da crise do clima a nível mundial. O recurso é uma iniciativa da presidência da Organização Internacional de Instituições Superiores de Controle (Intosai), exercida pelo TCU, e conta com a parceria do Grupo de Trabalho de Auditoria Ambiental da Intosai (WGEA). 

Imagem3.jpg

O diretor-executivo de Gestão do Senado, Marcio Tancredi, comemorou o fortalecimento da Rede Legislativo Sustentável e reforçou o compromisso do Senado Federal. “A Rede mostra a força de uma boa ideia, uma iniciativa que tem agregado cada vez para a preservação do meio ambiente. No Senado, comemoramos o junho Verde colorindo nossa cúpula como um dos símbolos do apoio à causa ambiental e realizamos diversas atividades por meio da Rede e de ações do InterLegis”, disse.  
 
Já o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto, celebrou o evento como um momento de troca e diálogo entre os órgãos e também relembrou o histórico do modelo de sustentabilidade utilizando na Casa. “Um encontro como esse mostra a importância de compartilharmos experiências e ideias. Como no Senado, o mês de junho na Câmara tradicionalmente sempre é dedicado ao meio ambiente, porém, neste ano, temos razões especiais. Estamos comemorando 20 anos de gestão sustentável. O que começou como um grupo de trabalho, hoje é um serviço e uma iniciativa fundamental para o funcionamento da nossa Casa. Nós acreditamos em uma gestão sustentável, no sentido amplo, que considera as implicações ambientais, sociais e econômicas”, comemorou.  

 

Palestras 

Durante as apresentações, cada um dos convidados contou um pouco da história dos seus projetos e das experiências vividas sobre o tema Economia Circular e Sustentabilidade. A Presidente da Associação de Catadores Recicla Mais Brasil, Cristiane Pereira, o representante de Assuntos Corporativos da Abralatas, Guilherme Canielo, o Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, e o coordenador-geral da ONG “Programando o Futuro”, Vilmar Simion Nascimento, foram os palestrantes do evento. O seminário foi finalizado pelo especialista técnico regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Ernesto Johannes. 

Clique aqui e confira as apresentações e o evento de abertura na íntegra. 

 

Próximos eventos  

Nos dias 16, 23 e 30 de junho ocorrerão encontros virtuais para debater temas como: Plano de Logística Sustentável, Índice de Avaliação das Ações de Sustentabilidade na Administração Pública Federal e Nova Lei de Licitações. 

As transmissões ocorrerão pelo YouTube nos canais da TV Câmara, TV Senado, Instituto Sezerdello Corrêa (ISC) e Instituto Legislativo Brasileiro-ILB. 

 Clique aqui para acessar a programação completa 

 

Serviço

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300