TCU lança página no TikTok para ampliar diálogo com jovens
Tribunal aposta em linguagem acessível para aproximar a sociedade do controle dos gastos públicos e fortalecer a participação cidadã
Por Secom
O Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou sua entrada na plataforma TikTok, uma das redes sociais que mais cresce no Brasil. A iniciativa reflete o compromisso de ampliar a participação cidadã nas atividades do Tribunal, alcançando um público mais jovem, e dar transparência às ações da Casa. O endereço do perfil do TCU é tiktok.com/@tcu_oficial.
O TikTok é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos, com foco em conteúdos criativos, dinâmicos e muitas vezes informativos ou divertidos. Lançado em 2016 na China, o aplicativo ganhou popularidade especialmente entre os jovens e hoje é uma das plataformas digitais mais acessadas do mundo.
O conteúdo é produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom) e busca aprofundar o diálogo com o público jovem. A estratégia de comunicação delineada pela equipe é trabalhar as informações sobre o funcionamento do Tribunal com linguagem adequada à plataforma, de maneira leve, simples e mais atraente para o público predominante na rede. De acordo com informações da plataforma DataReportal – que reúne dados globais sobre o uso da internet, redes sociais, dispositivos móveis e comportamento digital –, o Brasil tem cerca de 91,7 milhões de usuários do TikTok com 18 anos ou mais. É o terceiro país com mais contas no mundo, atrás dos Estados Unidos e da Indonésia.
“Estar no TikTok é mais do que seguir uma tendência: é uma forma de dialogar com o público jovem e ampliar o alcance das mensagens do TCU para novos perfis de cidadãos. É claro que o conteúdo nesse tipo de plataforma demanda linguagem mais simples e, por vezes, generalizações próprias do formato. Isso não significa abrir mão da seriedade ou do rigor — mas sim reconhecer que, para sermos compreendidos fora dos nossos muros, precisamos adaptar a forma como falamos. A comunicação pública precisa ser ponte, não muralha”, analisa o secretário de Comunicação do TCU, Flávio Takashi Sato.
O TCU nas redes
O Tribunal está presente nas principais redes sociais e atua para fortalecer a comunicação com a sociedade em diferentes plataformas.
No Instagram, conhecido pelo engajamento por meio de imagens e vídeos curtos, o perfil do TCU conta com 164 mil seguidores. O X (antigo Twitter), rede voltada à divulgação de notícias em tempo real, conta com 162 mil seguidores. No Facebook, rede com foco em comunidades e compartilhamento de conteúdo variado, o perfil do Tribunal tem 80 mil seguidores.
A página na plataforma de vídeos YouTube reúne 80 mil inscritos. No LinkedIn, rede usada para compartilhar informações profissionais, o perfil reúne 73,3 mil seguidores.
_____________________________________________
SERVIÇO
Secom – AW/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br