Encontro abordou as prioridades do Brasil para a presidência da Intosai, exercida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) até 2025
Por Secom
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, que também preside a Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), se reuniu com a secretária-geral da organização, Margit Kraker. O encontro ocorreu na semana passada, na sede da Secretaria-Geral da organização, em Viena, na Áustria.
Na ocasião, foi feito um balanço dos seis meses do Brasil à frente da Intosai. Os dirigentes debateram as prioridades do país durante o mandato e o trabalho em cooperação com a Secretaria-Geral da instituição.
Também foram discutidos detalhes sobre a próxima reunião do Comitê de Supervisão sobre Questões Emergentes, a cooperação entre a Intosai e a Organização das Nações Unidas (ONU), o progresso dos trabalhos da Força-Tarefa de Comunicação e os preparativos para a próxima reunião do Conselho de Administração da Intosai, que ocorre em novembro deste ano.
Atuação do Brasil à frente da Intosai
Na presidência da Intosai, a Corte de Contas brasileira pretende trabalhar para fortalecer as instituições superiores de controle ao redor do mundo. Nesse sentido, a organização pretende aprimorar ainda mais a comunicação dos valores, resultados e impactos dos trabalhos de seus membros, além de incrementar a comunicação com organismos internacionais, academia e sociedade.
O Brasil também busca incentivar a adoção de políticas de sustentabilidade administrativa nas instituições públicas; promover equidade, inclusão e diversidade; e manter as instituições de controle alertas aos desafios globais emergentes.
ClimateScanner
A sustentabilidade energética e ambiental é outra prioridade da presidência do Brasil na Intosai. Nesse sentido, o ministro Bruno Dantas apresentou à secretária-geral atualizações sobre a iniciativa ClimateScanner.
O principal objetivo do projeto é desenvolver metodologia para permitir às instituições superiores de controle (ISC) a avaliação rápida do estágio de implementação de ações governamentais relacionadas às mudanças do clima. A consolidação dessas avaliações também possibilitará a visão ampla das ações de combate ao aquecimento global. A iniciativa, coordenada pelo TCU à frente da Intosai, conta com a parceria do Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental (Intosai WGEA, do inglês Work Group on Enviromental Auditing).
Saiba mais sobre a atuação do Brasil à frente da Intosai:
Serviço:
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br