Gestão de resíduos e consumo sustentável

Coleta seletiva solidária de resíduos no TCU

A coleta seletiva solidária incentiva a separação dos resíduos no momento do descarte, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Além disso, proporciona atitudes solidárias e de responsabilidade social. No TCU, os materiais recicláveis secos são separados pela equipe de limpeza e destinados às Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, através de empresa contratada.

Para operacionalizar esse processo, foram distribuídas lixeiras com divisões e cores próprias para o descarte de cada tipo de resíduo na Sede do Tribunal, em Brasília.

Em 2021, foi aprovado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do TCU (link abaixo), conforme Portaria-TCU nº 102/21. Tem como objetivo, identificar os tipos de resíduos gerados pelas diferentes atividades do Tribunal, definir os critérios de segregação, coleta, armazenagem e transporte, além da destinação final adequada.

Coleta seletiva.png
Vídeo: Coleta seletiva: catadoresVídeo: Profissionais da limpeza do TCU falam sobre a coleta seletiva solidáriaPlano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do TCU

Redução de lixo plástico

O TCU substituiu os copos descartáveis de plástico por copos de papel. Enquanto aqueles são produzidos utilizando recursos naturais não renováveis, como o petróleo, e levam centenas de anos para se decompor na natureza, estes geram menos impacto ambiental, uma vez que são feitos a partir de matérias-primas renováveis, como a celulose proveniente de árvores cultivadas especificamente para esse fim. Portanto, são biodegradáveis e compostáveis, se decompondo naturalmente no ambiente.

Outro benefício dessa iniciativa é promover mais saúde e bem-estar, pois substâncias potencialmente nocivas ao organismo humano são liberadas dos copos plásticos quando se adiciona líquidos quentes nesses recipientes.

Merece destaque também a substituição de mexedores/palhetas de plástico por produtos de madeira.

copos e mexedores.jpg

Purificadores de água (filtros)

Alinhado aos padrões de sustentabilidade ambiental, o TCU implantou modelo de distribuição de água potável, substituindo o fornecimento de garrafas plásticas por purificadores de água (filtros), acompanhados de porta-copos, instalados nas copas e corredores de todos os edifícios do TCU em Brasília/DF.

purificadores.jpg