Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Ações do PLS vão reduzir consumo de energia elétrica

Iniciativas previstas no novo Programa de Logística Sustentável do TCU vão aumentar a eficiência do consumo de energia elétrica no período de 2021 a 2025, nas edificações do Tribunal em Brasília. Entre as ações definidas, está o aproveitamento do projeto de usinas fotovoltaicas, que totaliza 1.800 m² de área total construída de placas solares, o que permitirá a redução em 15% no consumo de energia.
Por Secom TCU
16/04/2021

adgedam.pngAlgumas ações e iniciativas sustentáveis relativas à energia elétrica foram definidas pela Secretaria de Engenharia e de Serviços de Apoio (Senge) para o novo Programa de Logística Sustentável (PLS). O objetivo é aumentar a eficiência desse consumo no período de 2021 a 2025, nas edificações do Tribunal em Brasília/DF. 

Com a finalização, em 2020, do projeto de usinas fotovoltaicas, que conta com aproximadamente 1.800 m² de área total construída de placas solares, a Senge traçou nova meta para o PLS do quinquênio: reduzir em 15%, até 2025, o consumo de energia elétrica per capita, em comparação a 2012, ano de entrega do anexo III.  

Entre as iniciativas para alcance desta meta podemos destacar as seguintes: 

  • Elaborar diagnóstico detalhado do perfil de consumo de energia. 

  • Implantar sistema de monitoramento e automação de elevadores. 

  • Estudar viabilidade de utilização de sistemas de automação, para promover maior eficiência e menor impacto ambiental no consumo de energia elétrica. 

  • Manter sistema de automação de ar-condicionado, para garantir funcionamento apenas em horários programados. 

Com as incertezas geradas pela pandemia, a maior preocupação da Senge é de natureza orçamentária. A crise poderá motivar contingenciamentos que ocasionalmente poderão prejudicar a implementação de sistemas de controle e de mudanças necessárias nas instalações elétricas das edificações do TCU em Brasília. 

 

Serviço

Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300